Um grupo de jovens foi preso em três cidades de Santa Catarina sob acusação de neonazismo, em operação deflagrada pela Polícia Civil na última quinta-feira (20) e revelada com exclusividade pelo Fantástico no domingo (23). O caso reacendeu discussões sobre o nazismo e neonazismo e o NSC Total explica o que você precisa saber sobre o movimento ideológico criminoso.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
O que é o nazismo?
O nazismo é uma Ideologia política de extrema-direira associada a Adolf Hitler e ao Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei ou NSDAP, em alemão), que surgiu em torno de 1920. Na época entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, foi uma das principais expressões do fascismo europeu.
Segundo o professor mestre Tales Pinto, em entrevista ao Brasil Escola, “o nazismo, como os demais fascismos, pretendia utilizar da revolta contra a situação socioeconômica para a manutenção da ordem capitalista. […] Essa perspectiva explicou o fato de os nazistas conseguirem angariar apoio político e financeiro de inúmeros industriais e demais capitalistas alemães para concretizar seu projeto de poder”.
UFSC vai avaliar punição a alunos presos por suspeita de nazismo
Continua depois da publicidade
O nazismo se destacou pelo caráter racista. Havia uma superioridade em torno do movimento, que se auto-intitulava raça ariana.
— Hitler apontava a necessidade de excluir da sociedade os judeus, considerados responsáveis pelos problemas alemães e pelo comunismo, e também homossexuais e ciganos. Em relação aos povos do leste da Europa, principalmente os eslavos, Hitler pretendia transformá-los em escravos por serem considerados sub-homens — conta o professor mestre Tales Pinto.
Por causa disso, ocorreu o Holocausto, o genocídio cometido pelos nazista ao longo da Segunda Guerra Mundial, levando a morte de aproximadamente 6 milhões de pessoas, a maioria judeus.
Atualmente, há casos de resgate da doutrina nazista, como o dos jovens presos em Santa Catarina. Esse resgate é chamado de neonazismo.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Pesquisadora identifica 69 grupos nazistas em atividade em Santa Catarina