O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para realizar exames de rotina neste sábado (12). A avaliação médica apontou uma pequena área de leucoplasia na laringe, diagnóstico baseado em manchas brancas, de acordo com o boletim médico repassado pela assessoria do político.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de SC por Telegram
A leucoplasia acontece nas superfícies da mucosa oral e se manifesta como placas brancas. Segundo Dante Migliari, professor da Faculdade de Odontologia da USP, e Luciane Hiramatsu Azevedo, pesquisadora da universidade, a lesão geralmente é única e de caráter permanente, que necessita de ação clínica e monitoramento. A dupla publicou um artigo sobre o doença no Jornal da USP.
Essa condição não está relacionada a uma causa específica e pode não ter causas aparentes. Porém, fatores externos como tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas podem contribuir para o agravamento do quadro, ainda de acordo com os especialistas.
Exames de Lula mostram inflamação na garganta e leucoplasia
Continua depois da publicidade
A doença é predominante entre idosos de 60 a 70 anos, mas pode afetar pessoas jovens. Para sua detecção é importante que o paciente realize exame da mucosa oral nas visitas a consultórios odontológicos e médicos. A confirmação do diagnóstico clínico acontece após a realização de biópsia.
Os especialistas ainda afirmam que cerca de 1% dos casos possui potencial para evoluir e se tornar um tumor maligno. No entanto, a taxa pode ser maior dependendo de fatores individuais, como hábitos e localização das lesões. Por isso, os pacientes precisam ser monitorados, em média, de três a quatro vezes por ano.
Estado de saúde do Lula
Segundo a assessoria do presidente eleito, os exames de imagens feitos por Lula apresentaram resultados normais e “seguem mostrando completa remissão do tumor diagnosticado em
2011″. O político fez um ecocardiograma, angiotomografias e PET scan.
O exame de nasofibroscopia mostrou alterações inflamatórias decorrentes do esforço
vocal e uma pequena área de leucoplasia na laringe.
Continua depois da publicidade
Leia também
Aliados pressionam Lula a anunciar nome à Defesa para conter “polarização dos fardados”
Bolsonaro se fecha no Alvorada após derrota e articula futuro como líder da direita
Como Ana Blasi venceu resistência bolsonarista para ser nomeada no TRF-4