Desde os primórdios, a humanidade olha para o céu para tentar entender o mundo. Com a astrologia, também foi assim. Os primeiros registros do horóscopo datam do século 7 a.C., quando civilizações começaram a observar o céu e passaram a acreditar que as estrelas, constelações e planetas poderiam influenciar a vida humana, especialmente a dos recém-nascidos.

Continua depois da publicidade

Mas foi só dois séculos mais tarde, em 5 a.C., que o zodíaco foi criado. Com ele, surgiu o horóscopo como conhecemos hoje: é uma mistura de influências da astrologia da Babilônia, da matemática do Egito e da filosofia da Grécia.

O zodíaco é a palavra que traz o significado do horóscopo: de origem grega, “zodíaco” significa “círculo de animais” e correspondia ao cinturão celeste que marcava a trajetória do Sol. E era ela que deu sentido a todo o horóscopo: nessa trajetória, cada constelação por onde o Sol passa simboliza um signo. 

No século 5 a.C., a quantidade de signos variava de acordo com cada civilização. Os 12 signos atuais foram definidos ainda na Antiguidade, influenciados pelas culturas babilônica, grega, romana e egípcia.

Continua depois da publicidade

No início da Era Cristã (ou seja, quando há o nascimento de Jesus Cristo e começamos a contar os anos), surgiram os horóscopos individuais com mapa astral, a partir da observação dos astos a partir da hora e local exato do nascimento. Supostamente, o mapa astral traz informações sobre a personalidade e o destino do indivíduo.

Astrologia versus Astronomia

Essas duas ciências andaram juntas por muitos anos – com o passar do tempo, elas se distanciaram, mas ainda têm uma relação.

A astronomia é a ciência que busca entender a física o universo, enquanto a astrologia é considerada uma pseudociência que se baseia nos astros para determinar a personalidade de cada indivíduo. 

Continua depois da publicidade

A astrologia se baseia em misticismos e culturas antigas. A astronomia, por sua vez, segue a física e a lógica científica dos astros e planetas.

O fato é que a astrologia não existiria sem a astronomia, e vice-versa. Mas elas tiveram uma ruptura de relação, porque a trajetória solar foi mudando ao longos dos séculos. Nos dias de hoje, o Sol passa por constelações que não fazem parte do zodíaco e ilumina outras em períodos diferentes em relação àqueles registrados na Antiguidade.

Foi principalmente a partir do século 17, conhecido como “A Idade da Razão”, que a asreonomia começou a se distanciar da astrologia. 

Continua depois da publicidade

O que é mapa astral?

Pode-se dizer que o mapa astral é como uma “fotografia” tirada do céu no exato momento em que uma pessoa nasceu, levando em consideração o local e o horário do nascimento.

Esse registro mostra a posição de cada planeta, além da posição do Sol e da Lua em relação às constelações do zodíaco.

O mapa astral indica muito mais do que o signo da pessoa – determinado pela posição do Sol em relação à constelação. Ele também mostra o ascendente (que é a constelação que aparecia no horizonte leste no momento do nascimento), a constelação marcada pela Lua e a posição dos planetas – cada um deles tem um significado; veja abaixo.

Continua depois da publicidade

Ao ter seu mapa astral desenhado e analisado por um astrólogo profissional, a pessoa pode ter informações sobre sua personalidade (o que estimula o autoconhecimento), sua trajetória profissional, sua maneira de se relacionar com as outras pessoas, qual o parceiro ideal, a forma de administrar a vida financeira, entre outros aspectos da vida.​

Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

Deu curiosidade? Confira abaixo o significado do Sol, da Lua e de cada planeta no mapa astral

Sol

O astro é um dos mais importantes no mapa astral. É ele que indica o seu signo e também qual área da vida é a mais importante para você: ela que traz significados sobre quem você é e qual seu papel no mundo. 

Ou seja, a posição do Sol na Casa Astrológica, no momento exato do seu nascimento, revela em qual área da vida você tem maior consciência.

Continua depois da publicidade

Lua

A Lua é o astro relacionado à feminilidade, à família e à memória. A posição da Lua no mapa astral revela como a pessoa lida com a sensibilidade e as reações emotivas.

Mercúrio

E quanto a Lua indica as emoçõoes e a sensibilidade, Mercúrio está relacionado ao raciocínio e à inteligência humana. É ele que mostra como a pessoa se expressa e como aprende. De acordo com a casa em que Mercúrio está, é possível descobrir as habilidades mentais do indivíduo.

Vênus

Vênus é o planeta do amor e da beleza. No mapa astral, é ele que mostra como a pessoa seduz, como ela lida com o amor, além de revelar gostos e prazeres.

Continua depois da publicidade

Marte

Marte mostra o espírito de luta de cada um. Ele indica a forma de agir da pessoa, a força, a sexualidade e o desejo. Resumindo, Marte indica como a pessoa age na hora de conquistar algo ou alguém.

Júpiter

É o planeta que revela as oportunidades, o crescimento pessoal e o objetivo de vida de cada um. Júpiter indica caminhos e representa a busca pela felicidade espiritual e emocional.

Saturno

Apelidado por muitos de “chaturno”, Saturno representa os medos, a insegurança e as dificuldades. Pode parecer ruim, mas o planeta sugere também lições e aprendizados. Dependendo do signo onde está posicionado, Saturno mostra em que área da vida a pessoa busca por excelência e qual seu poder de determinação.

Continua depois da publicidade

Urano

É o planeta que indica a liberdade e a indepedência do indivíduo. A independência está relacionada às normas sociais, enquanto a liberdade indica o desprendimento do “ser ou não ser” (hetero, gay, casado, divorciado, religioso, ateu…).

Netuno

Junto ao signo em que está posicionado, Netuno mostra em que situações a pessoa tem tendência a se iludir. O planeta representa as relações com espiritualidade e autoilusão.

Plutão

Plutão indica as fraquezas da pessoa e em quais áreas da vida ela tem medo de mudança. Ele indica um poder maior, para que o indivíduo tenha a coragem de encarar as mudanças da vida.

Continua depois da publicidade

Qual o significado de cada signo?

Como explicamos, cada signo é combinado a um astro para dar significado à vida e revelar a personalidade de cada um. 

Os signos do zodíaco tem significados gerais – na hora da análise do mapa astral, esses significados ganham ainda mais informações a depender do planeta que estava posicionado junto à sua constelação.

Cada signo é regido por um elemento – fogo, água, ar ou terra -, que influencia diretamente em suas características.

Continua depois da publicidade

Confira, abaixo, o significado de cada signo do zodíaco

Áries

O primeiro signo do zodíaco possui a energia dos inícios. Signo do elemento fogo e regido por Marte, Áries dá origem a pessoas determinadas, confiantes e que estão sempre prontas para o embate. Arianos são pessoas que têm muita energia e que gostam de realizar várias atividades – e sempre serem os primeiros em tudo, o que mostra bastante competividade. 

Touro

Conhecidos como os “comilões” do zodíaco, os taurinos são também pessoas que buscam segurança e estabilidade. Touro é um signo de terra, regido por Vênus. Tanto nos relacionamentos pessoais quanto nas finanças, os taurinos buscam paz, tranquilidade e estabilidade.

Gêmeos

É o signo das comunicações, de quem quer sempre criar relações novas. Gêmeos é signo de ar, regido por Mercúrio, conhecido como o mensageiro dos Deuses. Os geminianos gostam de festas e de estarem rodeados por pessoas. Os geminianos precisam de movimento, de novidades – e daí vem a impressão de que eles sempre estão mudando de ideia.

Continua depois da publicidade

Câncer

“Não fala assim que eu choro” pode ser uma frase muito dita pelos cancerianos. Eles levam a fama de “chorões” porque Câncer é o signo mais sensível do zodíaco – mas isso não significa fraqueza! É um signo de água, regido pela Lua, e marca pessoas muito ligadas à famílias e aos relacionamentos afetivos.

Leão

Signo de fogo, regido pelo Sol, Leão dá origem a pessoas confiantes, altivas, egocêntricas e criativas. Como o leão, que é o rei da selva, as pessoas desse signo também costumam ser o centro das atenções. São também pessoas leais, românticas e éticas.

Virgem

Todo mundo sabe que os virginianos gostam de organização e limpeza, mas o signo vai muito além disso. Do elemento terra, regido por Mercúrio, Virgem é um signo que tem como características e qualidades o discernimento e a discriminação. Virginianos são pessoas discretas, pragmáticas e críticas, mas que precisam entender que a perfeição não existe.

Continua depois da publicidade

Libra

Regido por Vênus, libra é um signo de ar que evoca o amor. Mas não um amor tórrido e cheio de paixão (como pensam taurinos e escorpianos), mas um amor repleto de ideias e ideais românticos. Os librianos acreditam em justiça e igualdade em qualquer situação da vida.

Escorpião

Signo de água, regido por Plutão, Escorpião dá origem a pessoas movidas pela paixão, mas também misteriosas e enigmáticas. É o signo da profundidade, com pessoas sentimentais, sensíveis, vingativas, emocionais, desconfiadas e que buscam uma união profunda com pessoas que possam responder à tamanha profundidade.

Sagitário

As pessoas de Sagitário (signo de fogo, regido por Júpiter) são idealistas e aventureiras. Os sagitarianos podem ser mais extrovertidos ou mais introvertidos, mas todos são bons filósofos, pensadores e estudiosos. Além disso, são pessoas que se entediam facilmente e, por isso, estão sempre buscando novos estímulos.

Continua depois da publicidade

Capricórnio

É fácil explicar Capricórnio pelo seu símbolo: o cabrito maltês, que consegue chegar até o topo das montanhas mais altas, enfrentando qualquer obstáculo. De um signo de terra, regido por Saturno, os capricornianos são trabalhadores, persistentes, obstinados, ambiciosos, astutos e donos de uma enorme força de vontade.

Aquário

Aquarianos, regidos pelo ar e por Urano, são pessoas revolucionárias, sempre de olho em questões sociais. Pessoas desse signo são idealistas e buscam uma sociedade mais justa. Mas tudo tem um lado ruim: o idealismo de Aquário pode se tornar fanatismo, e o aquariano pode acreditar que a verdade na qual acredita é a absoluta.

Peixes

Signo de água, regido por Netuno, Peixes é sensível. Às vezes, até demais: piscianos tendem a se relacionar profundamente com as pessoas, absorvendo até os sentimentos e sofrimentos alheios. As pessoas de Peixes nunca julgam nem condenam ninguém porque se colocam sempre no lugar do outro. São pessoas passivas, amorosas, acomodadas e um pouco assustadas com o excesso de movimento do mundo moderno.

Continua depois da publicidade

Leia também

Descubra quais signos que mais traem

Signos de cada mês e as respectivas datas