Um laudo de necropsia de Ana Clara Benevides Machado, a fã que morreu após passar mal durante um show da cantora Taylor Swift no Rio de Janeiro em novembro, confirmou que o óbito foi causado por exaustão térmica. Trata-se de uma condição grave provocada pela exposição a calor excessivo.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Os detalhes do laudo foram publicados pelo g1. A jovem de 23 anos teve exaustão térmica com quadro de choque cardiovascular e comprometimento grave dos pulmões, evoluindo para morte súbita. Ela teve hemorragia alveolar, quando os vasos sanguíneos que irrigam os pulmões se rompem, e congestão polivisceral, o que significa a paralisação de vários órgãos.

Isso se deu, ainda de acordo com o documento, devido à exposição ao calor difuso (extremo em todo o ambiente), de maneira indireta e que teve o sol como fonte. Na ocasião do show em que Ana Clara morreu, o Rio passava por uma onda de calor e tinha temperaturas acima dos 40ºC.

O que é a exaustão térmica

A exaustão térmica é uma condição relacionada ao calor extremo. Entre outros sintomas, ela inclui transpiração, fraqueza, tonturas, desmaios, náuseas, dor de cabeça, cãibras musculares e diarreias, de acordo com o Ministério da Saúde.

Continua depois da publicidade

O distúrbio ocorre quando há a perda excessiva de sais (eletrólitos) e líquidos devido ao superaquecimento do corpo, o que diminui o volume de sangue e desperta os sintomas de colapso.

O paciente nesta condição precisa repor líquidos e sais imediatamente, além de ser deslocado para um ambiente fresco, ou seja, fora do local em que haja calor extremo.

Em nota ao g1, a empresa que organizou os shows de Taylor Swift no Rio afirmou que, na ocasião em que passou mal, Ana Clara foi prontamente atendida por socorristas e encaminhada em ambulância UTI para um hospital. Comunicou ainda que segue prestando esclarecimentos às autoridades.

“A T4F seguiu todas as melhores práticas de organização de eventos, incluindo todas as exigências das autoridades, distribuiu milhares de copos de água e permitiu a entrada com copos de água descartáveis sem qualquer limitação de quantidade no dia do show. A empresa reitera, como tem feito desde o ocorrido, que lamenta profundamente a perda de Ana Clara”, comunicou, em nota.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Regra criada após morte de fã de Taylor Swift já foi adotada na Oktoberfest Blumenau

Infarto entre jovens: saiba mais sobre provável causa da morte de cantor gospel Pedro Henrique