Conhecida como “Ozempic natural”, a Elcella tem chamado atenção pela promessa de inibir o apetite e reduzir o peso. Desenvolvida pelas cientistas Madusha Peiris e Rubina Aktar, cientistas da Universidade Queen Mary em Londres, a pílula possui apenas três ingredientes. E, em testes clínicos, as pessoas obesas que tomaram duas unidades por dia apresentaram redução de até 18% na ingestão de calorias.

Continua depois da publicidade

Conforme reportado por Daily Mail, a Elcella possui óleo de linhaça, óleo de coco e óleo MCT, que também é um derivado da fruta. De acordo com Peiris, essa “Ozempic natural” atua na percepção de saciedade: “Nós achamos uma combinação de nutrientes responsáveis por ativar hormônios que controlam o apetite, então, você come menos e, então, perde peso”, afirmou em entrevista ao portal britânico.

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Continua depois da publicidade

A premissa científica da “Ozempic natural”

Os três ingredientes que compõem Elcella, a “Ozempic natural”, atuam liberando hormônios no intestino, que garantem a sensação de saciedade. São eles: Peptídeo 1 Semelhante ao Glucagon (GLP-1) e Peptídeo YY.

A premissa da efetividade desses ingredientes naturais na redução de peso já foram analisadas em diversos estudos no passado, como: a relação do consumo de óleo de MCT com aumento do hormônios de saciedade em homens obesos; “O efeito de linhaça na redução de apetite”, de 2022; e, como o consumo de linhaça reduz a percepção de fome e consumo de alimentos.

As diferenças entre Ozempic e Elcella

A Ozempic e outros medicamentos similares para a redução de peso simulam o efeito do hormônio Peptídeo 1 Semelhante ao Glucagon (GLP-1) no organismo. Enquanto isso, Elcella promete desencadear o hormônio de forma natural. Outra diferença é a forma de administração. Enquanto a Ozempic é aplicada com injeções, a Elcella consiste em duas pílulas por dia.

Continua depois da publicidade

Paralelamente, o consumo desenfreado e sem supervisão médica de Ozempic pode levar a alguns efeitos colateriais como náusea, pressão alta, insônia e convulsões. Já a Elcella, de acordo com Peiris, não apresentou nenhum efeito colateral durante os três testes clínicos feitos.

Comercialização da nova pílula para redução de peso

Vale destacar que a pílula Elcella não está disponível para comercialização, porque ainda está em fase de testes clínicos, onde pacientes podem participar como voluntários. Contudo, a empresa tem a expectativa de lançar o produto no Reino Unido em meados de 2025.

Quem são as responsáveis pela “Ozempic natural”

Os dois rostos à frente da Elcella são Madusha Peiris e Rubina Aktar, cientistas da Universidade Queen Mary de Londres. Enquanto Madusha Peiris dedicou sua pesquisa ao intestino e sistema digestivo, Rubina Aktar é PhD em neurociência entérica — relativo ao intestino.

Continua depois da publicidade

Leia também

Ozempic natural? Os alimentos que emagrecem como o medicamento

Os 3 chás que realmente eliminam gordura, segundo médico de Harvard

Os segredos da linhaça, semente que pode acabar com colesterol alto