A bactéria Escherichia coli encontrada em um lote de queijo produzido no Meio-Oeste de Santa Catarina, que suspendeu as vendas dos produtos no comércio de todas as regiões, pode causar grave diarreia e Síndrome Hemolítico-Urêmica, segundo especialistas.
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Apesar de ser uma bactéria existente naturalmente no intestino dos seres humanos, o organismo possui uma contagem específica para que esteja em alimentos. Acima do número, porém, o produto se torna impróprio e infectado. Se consumido, pode vir a causar mortes, principalmente em grupos de risco: gestantes, imunossuprimidos e idosos.
Conforme explica o microbiologista da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ricardo Mazzon, a bactéria Escherichia coli encontrada no queijo expõe problemas de higiene na produção do produto.
— Existem alguns tipos de linhagem dessa bactéria, e, muitas vezes, o próprio processo de maturação do queijo acaba matando esses possíveis patógenos. Porém, neste caso, o produto teve contato com alguma contaminação fecal em algum passo do processamento e seguiu ali — explica.
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O lote em que a bactéria foi identificada no queijo em SC tem data de fabricação em 29 de março e vencimento 29 de junho, conforme publicou a vigilância. A notificação da Diretoria de Vigilância Sanitária foi publicada no Diário Oficial e proibiu a comercialização do produto.
Em nota, a empresa Fazenda Velha, responsável pelo queijo, informou que já tinha conhecimento do incidente e que tomou “medidas imediatas para resolver a situação”. Conforme informou, o problema foi identificado na “pasteurização” do queijo.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o produto passará por uma nova análise fiscal. Caso a bactéria se mantenha no laudo, é determinado o recolhimento e inutilização do produto em Santa Catarina. Não há previsão de data para que esse processo seja concluído.
Especialistas recomendam que clientes que compraram o produto não o consumam, caso ele faça parte do lote identificado com a bactéria.
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— [Nesse caso], há duas opções: entrar em contato com o produtor para a troca do produto por outro aprovado, ou devolução do dinheiro — alertou o microbiologista.
O que diz a empresa
“Gostaríamos de esclarecer que já tínhamos conhecimento desse incidente e tomamos medidas imediatas para resolver a situação. Conforme mencionado, nossos vendedores foram prontamente notificados e orientados a retirar todos os produtos desse lote das áreas de venda há um mês atrás. A segurança e a satisfação dos nossos consumidores são de extrema importância para nós, e buscamos sempre garantir a qualidade de nossos produtos.
Informamos que todas as unidades afetadas foram devidamente recolhidas e descartadas de acordo com os protocolos adequados. Além disso, realizamos uma revisão completa dos nossos processos de produção e qualidade para evitar a ocorrência de problemas similares no futuro. Gostaríamos de esclarecer que, após uma análise aprofundada, identificamos que a falha no processo de pasteurização pode ter sido ocasionada pela pressão de vapor, resultando na queda de temperatura durante o processo. Reconhecemos a importância de um controle rigoroso desses parâmetros e estamos trabalhando para aprimorar nossos sistemas e prevenir ocorrências semelhantes no futuro.
Ressaltamos que todas as análises microbiológicas realizadas em queijos coletados pela inspeção estadual estão em conformidade com a legislação vigente. Nossa prioridade é garantir a segurança dos produtos que oferecemos aos nossos consumidores, e estamos comprometidos em cumprir todas as exigências regulatórias.
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Pedimos desculpas pelo inconveniente causado e agradecemos pela compreensão e confiança depositada em nossa marca. Caso você ainda tenha alguma dúvida ou preocupação, pedimos que entre em contato conosco pelos canais de atendimento disponíveis. Estamos à disposição para esclarecer qualquer questão adicional“.
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