Uma informação falsa muitas vezes tem potencial viral enorme. Nas redes sociais, ela se espalha rapidamente. Vai recebendo curtidas, comentários e sendo compartilhada milhares ou até mesmo por milhões de pessoas. Por isso, nesta reportagem, vamos explicar o que é um conteúdo falso, enganoso ou verdadeiro.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Você já deve ter recebido algo do tipo ou visto em alguma rede social. Durante o auge da pandemia do coronavírus, as fake news mais comuns atacavam as vacinas. Entre as inverdades mais compartilhadas estavam que o imunizante modificava o DNA ou ainda que ele implantava um chip.

Tudo isso era falso, as vacinas se mostraram seguras. No período eleitoral também é importante identificar as fake news que atacam o processo eleitoral, as instituições ou algum candidato.

E em parceria com o projeto Comprova, a NSC compartilhar checagens sobre alguns conteúdos. E durante as eleições, apuramos informações falsas que circulam nas redes sociais ou em aplicativos de mensagens.

Continua depois da publicidade

Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total 

O Comprova é uma iniciativa colaborativa que identifica e checa informações que checa informações que circulam nas redes sociais.

Após a checagem, o conteúdo recebe uma etiqueta, que é o que vai definir se ele é verdadeiro, falso ou enganoso.

Entenda a diferença entre conteúdo falso, enganoso e verdadeiro no vídeo

Confira o que é cada um deles

  • Falso é o conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade.
  • Enganoso é o conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações. Ele pode usar dados imprecisos ou induzir a uma interpretação diferente da intenção de seu autor.
  • Verdadeiro é o conteúdo ou a informação confirmada ou conteúdo original publicado sem edição.

Leia também

Sete pontos que devem fazer as Eleições 2022 serem marcantes na política de SC

Continua depois da publicidade

Saiba o que é e como funciona o orçamento secreto