A embarcação que virou durante uma tempestade isolada em São Francisco do Sul, na tarde deste domingo (15), era um barco do tipo catamarã. Segundo sites especializados, este é um dos tipos de embarcações mais seguras por conta da estabilidade que proporciona no mar. Entretanto, o barco naufragou na tempestade. Com isso, uma bebê de 8 meses caiu na água e acabou morrendo afogada.
Continua depois da publicidade
Diferente de outras embarcações, que costumam ter um monocasco, o catamarã possui dois cascos paralelos em sua base, trazendo a estabilidade para o barco. No geral, há vários modelos deste tipo de barco. O que sofreu o acidente na praia do Capri, em São Francisco do Sul, possuía uma espécie de segundo andar, além de um deck.
Veja fotos do local
Ele havia saído do Centro Náutico Porto do Sol, em Joinville, após passar por uma conferência. De acordo com Fernão Sergio de Oliveira, administrador da marina, todos os barcos que ficam no local são vistoriados antes de serem liberados para o mar. A equipe verifica se o barco está apto para navegar, se não há excesso de navegadores e se o tripulante possui habilitação.
Continua depois da publicidade
Vídeo mostra como foi temporal isolado que atingiu São Francisco do Sul e fez barco virar
No caso do catamarã, que foi até São Francisco do Sul, a lotação máxima é de 24 pessoas, tendo saído da marina com apenas 15.
— Pelo o que me consta, esta embarcação estava 100% dentro dos conformes e o comandante tinha habilitação. Foi uma fatalidade por conta do tempo, nem o melhor comandante conseguiria reverter a situação — opina Fernão.
Conforme o administrador da marina e sites especializados, como Morro de São Paulo Catamarã, esta é uma embarcação estável e de fácil pilotagem. “O catamarã é uma das embarcações mais seguras que existem devido à estabilidade que proporciona”, cita o site que utiliza este tipo de barco para o turismo.
Apesar da maior segurança na navegação, a tempestade isolada que atingiu a praia do Capri na tarde de domingo foi capaz de virar a embarcação. Com isso, uma bebê de 8 meses caiu na água e foi encontrada afogada uma hora depois. A criança foi resgatada com vida e levada ao hospital infantil de Joinville, mas morreu na unidade.
Continua depois da publicidade
O caso deve ser investigado pela Delegacia da Capitania dos Portos em São Francisco do Sul, que abrirá Inquérito Administrativo, com prazo de 90 dias prorrogáveis, a fim de apurar as possíveis causas e responsáveis pelo acidente.
Leia também
Homem morre afogado ao tentar salvar crianças arrastadas pelo mar em Itapoá
Quais são as melhores praias de São Francisco do Sul, segundo aplicativo de turismo
Bebê que desapareceu no mar e foi encontrada com vida após barco virar morre no hospital em SC