O fenômeno natural do arco-íris ocorre quando a luz atravessa partículas de agua, abrindo em um espectro de sete cores. Para além do fenômeno natural, o termo é utilizado como metáfora para representar diversas coisas. O fato de ser comum aparecer um arco-íris após chuvas é associado a coisas boas após momentos difícies.
Continua depois da publicidade
Na maternidade, o termo bebê arco-íris é utilizado para representar o nascimento de uma criança após a recente perda de outra. Ou seja, um bebê arco-íris vem pra ressignificar e aliviar depois de um momento de dor para muitas famílias.
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Continua depois da publicidade
O que é um Bebê arco-íris?
O bebê arco-íris é uma criança que veio depois de muito sofrimento de seus pais. Já que é um nascimento que veio após a mãe ter perdido outros bebês, seja em casos de abortos espontâneos ou nascidos mortos. Algo que ganha um significado muito forte e dá outro sentido para esse lindo momento da gestação.
Geralmente, esse tipo de gestação sempre é carregado de tensão e um constante medo de uma nova perda. Por isso, a mãe precisa de um vasto acompanhamento pré-natal, tanto em termos obstétricos quanto em termos psicológicos para que seja de forma mais tranquila e evitem mais problemas.
Continua depois da publicidade
Dados sobre gravidez no sistema de saúde
De acordo com um artigo publicado pela Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) ainda no ano de 2010, 14% das mulheres grávidas tinham um aborto espontâneo. Já um estudo da Associação Brasileira em Reprodução Assistida, o risco de aborto ocorre em 15% das gestações de mulheres com menos de 35 anos.
Porém, hoje em dia com os avanços da medicina obstétrica e com uma rede de apoio vasta que envolve escuta, acolhimento e encorajamento da mulher, cada vez mais gente busca novas experiências e consegue ter um bebê arco-íris, mesmo depois da perda.
Leia também
O que acontece no corpo na gravidez silenciosa