Aquele espirro, aquela tosse ou até mesmo aquela urticária. Tudo isso pode ter algo em comum: podem ser alergia. Mas, afinal, o que é uma alergia? Explicamos a seguir o que é, quais são os tipos e os sintomas mais comuns das principais reações alérgicas.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Mas, antes de continuar explicando, é importante lembrar: apenas um médico pode diagnosticar o que é uma alergia e estabelecer o tratamento correto para ela. Assim, você fica seguro de que os sintomas são de fato uma reação alérgica e pode realizar o acompanhamento de forma correta.

O que é alergia?

A alergia nada mais é do que uma forma de resposta do sistema imunológico a substâncias estranhas que entram em contato com o corpo. Essas substâncias são denonimadas alérgenos.

Continua depois da publicidade

Os componentes alérgenos podem ser inalados, ingeridos, tocados ou injetados. Quando esses conponentes entram em contato com pessoas que são alérgicas a aquele alérgeno, desenvolve-se a alergia. O desenvolvimento acontece justamente porque o sistema imunológico busca reagir, por vezes de forma exagerada – a essas substâncias, desencadeando uma série de sintomas que podem variar de leves a graves.

Ou seja, se você tem uma alergia, quando o seu corpo entra em contato com um alérgeno específico, o seu próprio sistema imunológico interpreta a substância como uma ameaça e produz uma resposta imunológica.

O que acontece na reposta imunológica da alergia?

Quando o corpo está enfrentando a ameaça do contato do alérgeno, ou pelo menos quando está achando que aquilo é uma ameça, a resposta envolve a liberação de substâncias químicas. A principal delas é a histamina, que causa os sintomas característicos da alergia. Por isso, um dos principais medicamentos contra a alergia são os anti-histamínicos.

Continua depois da publicidade

Sintomas de alergia

Os sintomas de alergia podem variar de pessoa para pessoa, mas listamos abaixo os mais comuns:

  • Sintomas de Urticária: Erupção cutânea vermelha, elevada e com coceira.
  • Sintomas de asma alérgica: Chiado, falta de ar, tosse e aperto no peito.
  • Sintomas de conjuntivite alérgica: Olhos vermelhos, lacrimejamento e coceira nos olhos.
  • Sintomas de dermatite de contato alérgica: Inflamação e erupção cutânea na área de contato com o alérgeno.
  • Sintomas de rinite alérgica: Congestão nasal, espirros, coriza e coceira no nariz e nos olhos.
  • Sintomas de anafilaxia: Uma reação alérgica grave que pode causar dificuldade respiratória, inchaço da garganta, queda da pressão arterial e pode ser potencialmente fatal.

Quais são os alérgenos mais comuns?

Muitos componentes da natureza ou até mesmo alimentos são conhecidos por desencadear alergias. O alérgenos mais comuns, ou seja, as substâncias que mais geram respostas imunológicas do corpo são listados abaixo:

Continua depois da publicidade

  • Pólen
  • Poeira
  • Pelos de animais
  • Nozes, leite, ovos e mariscos
  • Medicamentos diversos
  • Insetos venenosos
  • Substâncias químicas

Tratamento da alergia

O tratamento das alergias pode envolver o uso de antialérgicos, corticosteroides, epinefrina (para casos de anafilaxia) e a identificação e evitação do alérgeno desencadeante sempre que possível.

Tipos de alergia

Quando falamos acima dos sintomas de alergia, listamos aqueles que mais aparecem de acordo com o tipo de alergia. E sabemos, a partir deles, que existem diversos tipos de alergias, cada uma desencadeada por diferentes alérgenos e manifestando-se de maneiras distintas. Aqui estão alguns dos tipos mais comuns de alergias:

Continua depois da publicidade

  1. Rinite Alérgica: Uma reação alérgica ao pólen, poeira, pelos de animais, entre outros, que afeta principalmente o nariz, causando espirros, coriza, coceira no nariz e olhos, e congestão nasal.
  2. Conjuntivite Alérgica: Inflamação da membrana que cobre o olho, geralmente causada por alérgenos como pólen, poeira ou pelos de animais. Os sintomas incluem olhos vermelhos, lacrimejamento e coceira.
  3. Asma Alérgica: Uma condição na qual as vias respiratórias ficam inflamadas e contraídas em resposta a alérgenos como pólen, mofo, pelos de animais ou ácaros. Os sintomas incluem chiado, falta de ar, tosse e aperto no peito.
  4. Urticária: Uma reação cutânea caracterizada por manchas elevadas, vermelhas e coceira. Pode ser desencadeada por alimentos, medicamentos, picadas de insetos, entre outros.
  5. Dermatite Atópica: Uma forma de eczema que pode ser desencadeada por alérgenos ambientais. Causa inflamação da pele, com vermelhidão, coceira e formação de crostas.
  6. Alergia Alimentar: Reação adversa a determinados alimentos, como nozes, leite, ovos, mariscos, entre outros. Os sintomas podem variar desde urticária até anafilaxia.
  7. Alergia a Medicamentos: Algumas pessoas podem desenvolver alergias a certos medicamentos, resultando em sintomas que variam de leves a graves.
  8. Alergia a Insetos: Picadas de insetos como abelhas, vespas e formigas podem desencadear reações alérgicas, que podem variar de inchaço local a anafilaxia.
  9. Alergia ao Látex: Algumas pessoas desenvolvem alergia ao látex, presente em luvas, preservativos e outros produtos de borracha. Isso pode causar reações cutâneas ou, em casos graves, anafilaxia.
  10. Alergia a Mofo: A inalação de esporos de mofo pode desencadear reações alérgicas, afetando principalmente o sistema respiratório.

Agora que você já sabe o que é uma alergia, quais os tipos mais comuns e até os sintomas, saiba que ao identificar alguma delas é importante procurar o médico que irá te auxiliar a enfrentar essa condição. Até porque, os sintomas e a gravidade das reações alérgicas podem variar significativamente de uma pessoa para outra. O diagnóstico e o tratamento adequados são essenciais para gerenciar as alergias de forma eficaz.

Leia também

O perigo por trás dos “químicos eternos” que podem estar no seu corpo