Nesta sexta-feira (19), serviços como transporte, saúde, telecomunicações e mídia sofreram um apagão global devido a um problema de atualização de software da empresa CrowdStrike. Usuários do Windows 10 também foram surpreendidos ao ligar os computadores, que exibiram a “tela azul da morte”.

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Os problema no sistema Windows foram relatados no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e Índia. As informações são do Metrópoles.

A chamada “tela azul da morte”, também conhecida como erro de tela preta ou erro de código Stop pode ser causada por problemas de hardware ou software. Ela faz com que o Windows seja desligado ou reiniciado inesperadamente para prevenir problemas maiores.

Em casos assim, comumente, aparece a mensagem: “O Windows foi desligado para evitar danos ao computador”, ou algo semelhante. Na maioria dos casos, o aconselhável é reiniciar a máquina.

De acordo com o Metrópoles, a resolução do erro é feita em etapas, como verificar se há problemas no hardware ou se há atualizações pendentes para drives. Se a tela azul persistir, pode ser necessário até mesmo reinstalar o Windows.

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O que causou o apagão?

O problema foi provocado por conta de uma falha em um dos sistemas de segurança da empresa norte-americana CrowdStrike. A empresa detalhou que uma falha na atualização de uma ferramenta chamada Falcon, que é utilizada para detectar e monitorar possíveis invasões de hackers, causou as intercorrências.

Em uma publicação no X (antigo Twitter), o CEO da empresa, George Kurtz, negou também a possibilidade de se tratar de um ataque cibernético.

A empresa de tecnologia Microsoft foi uma das impactadas pelo problema. Outros aplicativos como Teams, PowerBI e Fabric também tiveram instabilidade. O site Downdetector, que indica reclamações de usuários de canais digitais, registrou reclamações de aplicativos da Microsoft especialmente na noite de quinta-feira (18).

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