O bebê Arthur, de apenas 11 meses, filho do cantor Zé Vaqueiro com a empresária Ingra Soares, morreu nesta terça-feira (9). Ele nasceu com a síndrome de Patau, uma condição rara e genética que afeta os sistemas nervoso, cardíaco e urinário. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
“Deus sabe de todas as coisas, e decidiu que era hora do nosso Arthur se juntar a Ele e descansar. Agradecemos do fundo de nossos corações o amor e as orações que nosso menino recebeu enquanto estava entre nós”, escreveu Zé Vaqueiro e Ingra Soares nas redes sociais.
A criança ficou internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) até maio deste ano. Contudo, voltou dias depois após sofrer uma parada cardíaca.
Veja as fotos
Continua depois da publicidade
Entenda o que é a síndrome de Patau
Caracterizada por um cromossomo a mais, a síndrome de Patau é uma doença genética que causa problemas de má formação no rosto, nos membros, nos sistemas nervoso, cardíaco e urinário. De acordo com a geneticista Cristiana Libardi, pesquisadora da Universidade de Fortaleza (Unifor), a condição é rara e afeta cerca de um a cada 4 mil nascidos vivos.
— Todos nós temos duas cópias de cada cromossomo, que nós recebemos dos nossos pais, uma do nosso pai e outra da nossa mãe. A criança [com a síndrome de Patau] nasce com três cópias de um dos cromossomos, que é o cromossomo 13 — explica a especialista.
Bebês afetados com a doença nascem com baixo peso e uma série de alterações fisiológicas e malformações. Em alguns casos, pode haver microcefalia. Mesmo com casos de crianças que sobreviveram por meses, a chance de vida dos afetados com a condição é baixa, aponta Libardi.
— Essa doença pode levar a perda gestacional ou parto prematuro da criança. Na maioria dos casos a sobrevida da criança com síndrome de Patau é baixa. Então, geralmente ela vem a óbito após o nascimento — fala.
Continua depois da publicidade
Outros problemas causados pela síndrome de Patau
- Malformação no coração
- Malformação no sistema nervoso
- Alterações nas faces e lábios leporinos
- Malformação nos rins
- Problemas respiratórios
- Micro ou anolftalmia (olhos pequenos ou ausência de olhos)
- Defeitos abdominais
- Malformação nas orelhas e surdez
É possível prevenir?
A síndrome de Patau não tem tratamento específico e pode ser identificada através no NPIT, o teste de triagem pré-natal não invasivo. O exame é feito colhendo uma mostra do sangue materno por volta das 9 ou 10 semanas de gestação
— A gente não tem como prever risco de ocorrência. Pode ser ao acaso, mas também a gente pode ter alguns indicativos na família, em que o médico geneticista pode prever o risco de ocorrência dessa doença — detalha a geneticista.
Leia mais
Megaoperação contra o tráfico de drogas mira criminosos que emitiam ordens de presídio de SC
Continua depois da publicidade
FOTOS: Veja as roupas dos medalhistas das cerimônias nos Jogos Olímpicos de Paris
Inscrições para superconcurso público da Educação em SC abrem nesta terça