Com a intenção de facilitar a aproximação entre idosos, seus familiares e cuidadores, uma família de Santa Catarina criou uma plataforma que busca resolver problemas comuns na hora da escolha da pessoa que vai auxiliar na rotina dessa população de mais idade, ou de qualquer pessoa que precise de serviços específicos de acompanhante, cuidador, técnico de enfermagem ou enfermeiro.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
A plataforma Nonno, criada em 2019, conecta a pessoa que necessita do serviço a profissionais que podem atender a essa demanda. O contato deve ser feito por meio do site, que direciona o cliente para uma conversa com a empresa a fim de entender melhor o que o cliente precisa.
— A pessoa chega para nós com determinada necessidade e, com algumas perguntas, a gente consegue selecionar um profissional mais adequado, de acordo com o atendimento, e nos dias e horas que a familia necessita — explica Fernando Alban, que criou a plataforma junto com o filho Matheus Alban.
Segundo Fernando, as pessoas podem pedir orçamentos para serviços de acompanhante (pessoa que não é formada e pode acompanhar em passeios e coisas simples); cuidador profissional, que precisa ter curso; técnico de enfermagem, que deve ter formação; assim como enfermeiros, que também devem ser formados.
Continua depois da publicidade
Com quantos anos começa a terceira idade?
Atualmente, a plataforma reúne mais de 460 profissionais aprovados e 100 famílias são atendidas em média.
— Eles passam por uma avaliação de antecedentes legais e psicológicos, e alguns são reprovados nessa análise, pois é bem específica — afirma Fernando.
A plataforma atende a população da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Joinville, Brusque, Curitiba e Porto Alegre.
— Se a família não gostar do profissional, a gente substitui. A família também não se envolve com pagamento, porque é tudo pela plataforma. Se o profissional faltar, ele é substituído. E bem diferente de outras home cares tradicionais, que têm formato padrão com contratos rígidos e plantão de 24 horas ou 12horas, o Nonno é o contrario disso. A família pode contratar o cuidador conforme o horário que preferir e a necessidade dessa família — conta o fundador da plataforma.
Continua depois da publicidade