A busca pelo termo “maçonaria” cresceu na internet após a divulgação de um vídeo em que o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, aparece discursando em uma loja maçônica.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Não há confirmação de quando as imagens teriam sido gravadas, no entanto, o compartilhamento gerou tumulto na internet por conta da candidatura cristã do atual presidente nas Eleições 2022.

Na quarta-feira (5), Bolsonaro se pronunciou sobre o assunto em live e afirmou que a situação aconteceu antes de sua primeira eleição presidencial, em 2018. Na época, segundo ele, foi convidado por um colega para prestigiar uma loja maçônica.

— Sou presidente de todos e ponto final — afirmou.

Continua depois da publicidade

Mas afinal, o que é maçonaria?

A maçonaria é uma instituição filantrópica e filosófica, de origem francesa, que descende dos antigos construtores de igrejas e catedrais. Segundo o que afirma a associação das lojas maçonicas no país, a Grande Oriente Brasil (GOB), a instituição busca progresso e aperfeiçoamento de todos os membros.

Maçonaria está presente em pelo menos 49 cidades de SC

As reuniões ritualísticas acontecem de forma periódica e possuem o objetivo de melhorar caráter, vida pessoal, espiritual e desenvolver o sentimento de responsabilidade com a vida.

Os detalhes das cerimônias não podem ser divulgados para pessoas que não fazem parte dela, no entanto, as características mais amplas desses rituais são relativamente bem conhecidas, indicando que sua simbologia mistura elementos da Bíblia, tradições medievais e perspectivas filosóficas iluministas do século 18.

Maçonaria é secreta?

De acordo com o escritor e pesquisador de teologia da UFPel, no Rio Grande do Sul, Hélio A. Teixeira, atualmente a maçonaria não é considerada secreta, mas discreta e é acessível apenas para os iniciados ou convidados. Segundo ele, a instituição surgiu na Idade Moderna e diante dos governos absolutistas era comum que organizações de caráter político fossem consideradas “secreto”.

Continua depois da publicidade

Mulheres de Santa Catarina aderem à rede feminina da maçonaria

— Elas não poderiam ser descobertas por risco de serem delebadas e terem os membros presos. O que implicava em risco de tortura, desterro ou pena capital — explica.

A maçonaria é considerada uma religião?

A maçonaria, de acordo com o que explica o especialista, não é considerada uma religião, mas uma sociedade secreta com estatuto voltado ao aperfeiçoamento racional do ser humano.

— Tradicionalmente os maçons tinham como princípio entender que uma pessoa decente expressaria uma crença religiosa, independentemente de qual fosse a religião. Assim sendo, a maçonaria não se constitui numa religião, mas indica aos seus membros, sem considerar uma regra, que tenham outra religião. O importante é que a pessoa tenha um comportamento voltado ao aperfeiçoamento intelectual da sociedade em que está estabelecida, e que seus filiados busquem a promoção da ação filantrópica interna e externa — disse.

Conforme o que explica Teixeira, existem alguns grupos contrários à maçonaria hoje em dia devido ao seu caráter secreto em tempos passados, como a Igreja Católica, por exemplo, que durante a Revolução Francesa sofreu ataques dos pensadores e revolucionários da instituição.

Continua depois da publicidade

Apesar de a associação das lojas maçônicas afirmarem não ser uma religião,mas uma sociedade com objetivo de unir “os homens entre si”, a instituição se considera religiosa. Isso porque, segundo eles, reconhece a existência de um único princípio criador, regulador, absoluto, supremo e infinito, intitulado como “Grande Arquiteto do Universo”.

Leia também

Entenda por que religiões cristãs chegam a proibir fiéis de se filiarem à maçonaria

Maçons doam ternos e gravatas para moradores de rua trabalharem como garçons em Florianópolis