Considerada um dos eventos mais tradicionais de Florianópolis, a Festa do Divino é cercada de importantes símbolos: bandeira, cortejo e coroa. O primeiro deles representa a passagem do Espírito Santo entre os fiéis católicos, marcada por uma emocionante celebração. Na Capital, 14 comunidades participam da festa.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Os eventos acontecem a partir de maio e se estendem até setembro nos bairros Centro, Monte Verde, Ribeirão da Ilha, Pântano do Sul, Lagoa da Conceição, Campeche, Barra da Lagoa, Trindade, Rio Vermelho, Rio Tavares, Prainha, Santo Antônio de Lisboa, Estreito e Canasvieiras.
A festa na Trindade, também conhecida como a “Festa da Laranja”, começa nesta sexta-feira (26). Na programação estão missas, novenas, apresentações e shows.
O que é a Festa do Divino
As cerimônias em honra ao Divino Espírito Santo tiveram origem em Portugal como fruto do pagamento de uma promessa da Rainha Santa Isabel de Aragão, na qual caso o filho e o esposo encontrassem a paz, ela coroaria as pessoas da comunidade.
Continua depois da publicidade
Com a graça alcançada, a Rainha Isabel de Aragão promoveu então, ao norte de Lisboa, a primeira celebração em homenagem ao Divino Espírito Santo. Foi realizada uma procissão pelas ruas do vilarejo com a Pomba Sagrada, símbolo do Espírito Santo, representada em estandartes e guiões e organizada em um banquete coletivo, onde houve a distribuição de comida e esmolas.
Ao lado da igreja da vila foi construída uma capela para servir às cerimônias do culto. Era neste local que partiam os cortejos, e eram guardados os artefatos utilizados na celebração, como a coroa, o cetro e a bandeira. Desta forma institui-se que, anualmente, algum plebeu seria coroado em uma festa com o intuito de garantir a tranquilidade e a paz no reino.
No Brasil, o culto ao Divino Espírito Santo foi trazido pelos portugueses e , atualmente, ocorre em diversos estados. Em Santa Catarina, acredita-se que tenha sido introduzido em meados do século XVIII com a vinda dos primeiros imigrantes açorianos.
Onde acontece a Festa do Divino em Florianópolis
- Trindade: 26 de maio a 4 de junho
- Ribeirão da Ilha: 27 e 28 de maio
- Monte Verde: 27 e 28 de maio
- Rio Tavares: 10 e 11 de junho
- Prainha: 10 e 11 de junho
- Estreito: 16 a 18 de junho
- Pântano do Sul: 2 e 3 de julho
- Lagoa da Conceição: 7 a 9 de julho
- Campeche: 15 e 16 de julho
- Barra da Lagoa: 2 e 3 de setembro
- Rio Vermelho: 8 a 10 de setembro
- Santo Antônio de Lisboa: 8 a 10 de setembro
- Canavieiras: 22 a 24 de setembro
Continua depois da publicidade
O ciclo da Festa do Divino na Capital se inicia e finaliza no centro da cidade, na Catedral Metropolitana. No bairro, a celebração teve início no dia 13 de maio, e o encerramento ocorre em 28 de setembro.
Leia também
SC emite alerta máximo para prevenir gripe aviária
Restaurante de Balneário Camboriú representa SC na maior premiação latina de gastronomia