A Serra Catarinense registrou um fenômeno diferente na noite desta quarta-feira (19). De acordo com o meteorologista Leandro Puchalski, em Bom Jardim da Serra, ocorreu a “aguanieve” — nome em espanhol —, que se forma quando a chuva e neve caem ao mesmo tempo. As informações são do g1 SC.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Conforme a Defesa Civil, trata-se de um fenômeno natural que ocorre quando certas condições ambientais e atmosféricas são atendidas.
Dos 30ºC à neve: SC tem mudança brusca de temperatura em menos de uma semana
Cada tipo de precipitação depende de valores diferentes de pressão atmosférica, temperatura, velocidade do vento, nebulosidade e umidade. O mais comum é que a precipitação ocorra na forma de chuva caso as temperaturas estiverem acima de 0ºC e a umidade for alta.
Continua depois da publicidade
Já para que a precipitação congelada e outra forma de gotas de água ou pequenos cristais de gelo ocorram, deve haver certas condições ambientais que só ocorrem quando o ar está quente o suficiente para começar a derreter a neve, mas sem derretê-la completamente.
Veja vídeo
Neve em SC
Os primeiros flocos de neve do inverno de 2023 caíram em Santa Catarina na semana passada. O fenômeno aconteceu em três cidades da Serra: Bom Jardim da Serra, Urubici e São Joaquim.
Esta foi a segunda vez que Santa Catarina registrou neve em 2023. A primeira ocorreu em abril, quando os flocos caíram em Bom Jardim da Serra, na região serrana.
Conforme a Epagri/Ciram, há previsão do fenômeno para a próxima semana. A partir de domingo (23), o tempo em Santa Catarina deve ser influenciado por um ciclone em alto mar, que formará uma nova frente fria e trará chuva a todas as regiões. Porém, a partir de quarta-feira (26), uma nova massa de ar polar atingirá o Estado, trazendo novamente o frio. O choque entre esses dois fenômenos pode ser o responsável pela neve, que está prevista para cair entre a quarta-feira (26) e a quinta-feira (27), inclusive com chances de um pequeno acúmulo.
Continua depois da publicidade
Leia também:
PF mira em Balneário Camboriú e região “esquema gigantesco” ligado a golpe do investimento