Desafio diário para muitos dos 576 mil moradores de Florianópolis, a mobilidade urbana é um dos problemas na cidade que deverão exigir soluções dos futuros governantes. O tema foi dos cinco eixos escolhidos pelo público para o projeto SC Ainda Melhor, da NSC, que busca apresentar prioridades para os próximos gestores e discuti-las com os candidatos na campanha eleitoral. Além da mobilidade, foram elencados os tópicos saneamento básico, atendimento em postos de saúde, transporte público e educação básica.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A reportagem da NSC consultou os planos de governo dos nove candidatos à prefeitura de Florianópolis nas Eleições 2024 apresentados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no registro das candidaturas. Os documentos abordam o tema de diferentes formas. Alguns de maneira mais breve, com um rápido diagnóstico dos principais problemas atuais, e outros com uma lista de propostas que miram ações em diferentes frentes.

Confira os candidatos das 295 cidades catarinenses

Entre as medidas sugeridas estão a tarifa zero, a implantação do transporte marítimo e obras viárias, como a ampliação da Avenida Beira-Mar.

Continua depois da publicidade

Quem são os candidatos a prefeito de Florianópolis

Confira abaixo o que dizem as propostas dos candidatos a prefeito de Florianópolis sobre mobilidade urbana:

Brunno Dias (PCO)

O plano de governo do candidato traz apenas diretrizes nacionais do partido, com menções ao direito de ir e vir, ao transporte público e a defesa de um sistema integrado e gratuito. O documento prega também a estatização do sistema de transporte.

Carlos Muller (PSTU)

O documento de propostas do candidato critica o modelo de concessão a empresas privadas, a tarifa considerada cara e que levaria os usuários a buscar o transporte particular. O candidato propõe o passe livre, a estatização dos transportes públicos e a implantação de balsas para transporte marítimo com empresa pública.

Continua depois da publicidade

Dário (PSDB)

O plano de governo do candidato Dário defende obras como a ampliação da Beira-Mar até a UFSC e da Rua Antônio Edu Vieira até a via Expressa Sul, o que segundo o documento desafogaria o trânsito em direção à Trindade e no sentido inverso. O programa também defende o planejamento de empregos e serviços mais próximos das moradias para reduzir tempos de viagem, incentivo a deslocamentos a pé, de bicicleta e por meio do transporte público. O candidato sustenta ainda a proposta de implementação de um transporte circular nos bairros e a ampliação de ciclovias.

Lela (PT)

O programa do candidato do PT defende a implementação de tarifa zero progressiva no transporte coletivo da Capital, iniciando com estudantes e com a população de baixa renda. Entre as propostas estão também o investimento em frota elétrica de ônibus e a infraestrutura para ciclista com ao menos mais 70 quilômetros de ciclovias. O documento também propõe uma lei de municipalização das calçadas e a implantação de uma rede de transporte hídrico.

Marquito (PSOL)

O plano de governo do candidato do PSOL relembra premissas do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis (Plamus), que recomendou ações como implantação de BRT e a integração do transporte metropolitano, e defende uma lista de ações que visam a melhoria da mobilidade. Confira as principais propostas nos tópicos abaixo:

  • Criar um Fundo Municipal de Mobilidade Urbana;
  • Tarifa zero no transporte coletivo de forma gradual;
  • Priorizar investimento em transporte público;
  • Pautar atualização e implementação do Plamus;
  • Integração do transporte metropolitano;
  • Reestruturação dos contratos de concessão do transporte público;
  • Substituição da frota com ônibus elétricos;
  • Estudos para redução de velocidade em vias residenciais e de grande circulação de pedestres;
  • Criação de programa de reformas e instalação de calçadas;
  • Ampliar e melhorar rede de ciclovias.

Continua depois da publicidade

Mateus Souza (PMB)

O plano de governo apresentado pelo candidato defende no tema de mobilidade programas educativos para a humanização do trânsito, a ampliação de corredores exclusivos de ônibus e o aprimoramento da integração do transporte metropolitano. Melhorias do entorno das áreas de estações de transporte coletivo também estão entre as ações previstas.

Pedrão (PP)

O plano de governo entregue pelo candidato apresenta apenas a parte introdutória das propostas, mas cita projetos como a continuidade da Beira-Mar do Estreito até São José e os túneis da Lagoa da Conceição e do Centro à Trindade como obras estruturantes que poderiam beneficiar a mobilidade da Capital.

Portanova (Avante)

As propostas apresentadas pelo candidato do Avante apontam na área de mobilidade a defesa do “transporte público coletivo e individual de massa (bicicletas e ciclovias)”.

Topázio (PSD)

O plano de governo apresentado pelo atual prefeito também prevê uma lista de ações entre as propostas para a área de mobilidade. O documento promete continuar investimentos já estabelecidos na atual gestão e adotar novas estratégias para aprimorar a infraestrutura de transporte na cidade. Entre a lista de propostas estão:

Continua depois da publicidade

  • Criação de eixos de BRT;
  • Novas linhas de ônibus para praias;
  • Integração das linhas metropolitanas de ônibus;
  • Ampliação do Formiguinha;
  • Transporte marítimo;
  • Ampliação do parque semafórico inteligente;
  • Programa de reestruturação e qualificação das calçadas;
  • Melhorar Ecossistema de bicicletas;
  • Ampliação da Infraestrutura de acessibilidade;
  • Plano Distrital de Impulsionamento e Fortalecimento das Microrregiões;
  • Masterplan dos aterros;
  • Simplificação da legislação dos espaços públicos.

Leia também

Quais as propostas dos candidatos a prefeito de Florianópolis para a educação básica

O que os candidatos a prefeito de Florianópolis propõem para o saneamento básico

Do campo à cidade: veja as profissões mais comuns dos candidatos de SC nas Eleições 2024