:: Estou casado há quase dez anos e temos um relacionamento muito bom. Há dois meses, ela engravidou e seu desejo sexual quase zerou. É natural?
Continua depois da publicidade
:: Somos casados há 20 anos, e ela perdeu o desejo de um tempo para cá. Quando procuro-a, ela, muitas vezes, me rejeita e discutimos. Já fiquei um mês sem sexo. Ela fala que não sente vontade e que não faz falta. Nas poucas vezes que transamos, ela gosta. Sinto que tem tesão, mas se reprime.
:: Desde que minha filha nasceu, há um ano, perdi totalmente o desejo sexual. Tomo o mesmo anticoncepcional há oito anos.
Leia também:
Continua depois da publicidade
:: O que fazer quando os problemas do casamento atingem a vida sexual?
:: Leia todas as perguntas da coluna Falando Sobre Sexo
:: Mais notícias na Hora de Santa Catarina
:: Curta a página da Hora de Santa Catarina no Facebook
Na maioria das vezes, a falta ou diminuição do desejo sexual da mulher tem causas psicológicas como: não conhecer, não gostar e não aceitar o próprio corpo, sentir-se feia ou pouco atraente, ter baixa autoestima, dificuldade em se entregar para o outro e/ou recebê-lo, dificuldade em assumir um “papel erótico” e mostrar sua sensualidade, medo de perder o controle e se soltar “demais” sexualmente. Todos esses medos também impedem a mulher de relaxar e se excitar. Também a gravidez, a menopausa, e depressão são fatores extremamente comum para o baixo desejo feminino. Outras causas incluem estresse, crise de identidade sexual, abuso sexual no passado e problemas de relacionamento. A libido baixa durante a gravidez é bem comum especialmente durante o primeiro trimestre, em função dos enjoos matinais e cansaço. No final é comum se preocupar com a segurança do bebê, o que pode afetar a libido. Após o nascimento, depressão pós-parto, a amamentação e a preocupação com o recém-nascido as deixam cansadas demais para fazer sexo.
Para melhorar e aumentar o desejo:
:: Aproxime-se do seu parceiro pelo toque, abraços, massagens ou beijos.
:: Aprenda a relaxar e se desestressar ouvindo música ou focando o pensamento na sua vida amorosa e sinta os benefícios que este convívio lhe trás.
:: Converse mais abertamente com seu parceiro e sejam honestos sobre o problema sexual e o quanto você se sente pressionada por ele.
Continua depois da publicidade
:: Uma vida sexual regular é bom para a sua saúde. Obviamente sexo é bom, mas ele também pode satisfazer todo tipo de necessidades na área da intimidade emocional, sexual e física e ajuda os parceiros a manterem-se próximos
:: A cama deve ser usada apenas para sexo e sono. Portanto, não leve notebook, celular ou novela das nove até ela. Toda essa tecnologia e distração podem causar insônia e dar uma gelada na sua vida sexual.
:: Apesar de a mulher ser a maior responsável pelo seu prazer sexual, o parceiro sexual tem grande importância no desempenho sexual feminino.
Continua depois da publicidade
Escreva para o Falando de Sexo: falando.sexo@horasc.com.br ou Rodovia SC- 401, 4190, Torre A, Bairro Saco Grande, Florianópolis/ SC. CEP 88032- 005