Estar gripado influencia na eficácia da vacina? Vai dar mais efeito colateral? Com a consolidação da vacinação e a mudança constante no clima, a possibilidade de pegar o vírus da gripe perto do dia em que uma pessoa pode se vacinar contra o coronavírus de acordo com é grande, mas pode tomar a vacina da Covid-19 gripado?

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Antes de uma pessoa receber a vacina algumas unidades de saúde criaram protocolos com perguntas básicas que são feitas em uma espécie de triagem. Você, inclusive, deve ter passado por essa etapa antes de ser vacinado. Neste momento as pessoas são questionadas sobre estarem com febre, gravidas ou com algum tipo de doença. E aí a dúvida pode bater. Por isso, confira abaixo como solucionar essas dúvidas.

Pode tomar a vacina da Covid gripado?

A vacina da Covid-19 não é recomendada se a pessoa estiver gripada, isso porque o sistema imunológico está mais fragilizado, tentando combater outro vírus, o da gripe. Além disso, os sintomas da Covid-19 também podem ser confundidos com os da gripe.

Continua depois da publicidade

A recomendação é de que a pessoa fique em isolamento e siga todas as orientações para um caso suspeito de coronavírus.

Caso os sintomas persistam e chegou a vez de tomar a vacina da Covid-19, é necessário fazer um teste para confirmar o descartar a possibilidade de ser coronavírus. Se o teste der positivo, deve-se esperar pelo menos 14 dias após não ter mais nenhum sintoma e o teste negativar para aí sim, recebera dose do imunizante.

Vacina contra a gripe

Costuma ser comum a imunização com várias vacinas diferentes em um mesmo momento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, com a vacina para a Covid-19, não há estudos que comprovem que ela possa ser aplicada junto com a vacina da gripe.

Continua depois da publicidade

Por isso, o Ministério da Saúde indica que seja feio um intervalo de, pelo menos, 15 dias. As pessoas que forem chamadas para fazer ambas as vacinas no mesmo período devem dar prioridade para a vacina contra o coronavírus, fazendo depois a vacinação contra a gripe.

Em casos onde a pessoa tome a vacina de duas doses da CoronaVac, Astrazeneca ou Pfizer, ela precisa esperar até concluir o ciclo imunológico para então receber a vacina contra a gripe. Ou seja, o intervalo de 15 dias será contado somente após a segunda dose.

E os efeitos colaterais?

Como qualquer vacina, a da Covid-19 também pode ter alguns efeitos colaterais que devem aparecer em até 48 horas após a aplicação da dose.

Continua depois da publicidade

Leia também

O que acontece no seu corpo na dor de cabeça pós-Covid