O cortisol é um dos hormônios mais importantes que o organismo humano produz. Isto pois ele está dentro da classificação dos químicos mensageiros, ou seja, que controlam o funcionamento de outras partes do corpo. Ajudando, por exemplo, a aumentar o nível de açúcar no sangue quando necessário.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Contudo, esse hormônio também pode ter efeitos no ganho de peso corporal – tanto que esse fenômeno ganhou até o nome popular de “barriga de cortisol”. Mas, afinal, o que está ocorrendo no nosso corpo quando isso acontece? Essa e outras dúvidas serão respondidas a seguir.
Continua depois da publicidade
O que é o cortisol e qual sua função?
Segundo o site Healthline, o cortisol é um importante hormônio esteróide produzido nas glândulas suprarrenais, localizadas acima dos rins.
Sua principal função é controlar os níveis de estresse do organismo. Aliás, essa é a razão do apelido “hormônio do estresse”. Mas ele também serve para:
- Aumentar o nível de açúcar no sangue;
- Reduzir as inflamações;
- Auxiliar na metabolização de nutrientes.
Vale ressaltar que, de forma geral, mais de 60% dos níveis diários de cortisol que o organismo recebe são liberados nos primeiros 40 minutos depois que você acorda. Posteriormente, os níveis do hormônio decaem ao longo do dia. E, normalmente em situações de estresse, os níveis de adrenalina e cortisol aumentam, pois o corpo está se preparando para uma situação ameaçadora.
Continua depois da publicidade
Entretanto, seu excesso pode trazer efeitos negativos.
Como acontece a “barriga de cortisol”?
O aumento de cortisol no corpo é uma importante resposta evolutiva para situações de sobrevivência. Mas, em contrapartida, ele pode gerar ganho de peso corporal. De acordo com o Healthline, isso pode ser causado por situações de estresse frequentes ou devido a uma condição mais rara chamada Síndrome de Cushing.
Quanto ao motivo da “barriga de cortisol”, é bastante simples, já que o excesso de hormônio causa aumento no apetite. Conforme o Healthline, estudos diversos apontam tanto uma vontade de comer mais vezes, quanto uma maior presença de gordura abdominal em homens e mulheres com um alto nível do hormônio.
Além da “barriga de cortisol”, outros sintomas podem demonstrar que o nível do hormônio em seu corpo está alto. Segundo o site Very Well Health.
Continua depois da publicidade
Como saber que o cortisol está alto no seu organismo
- Hematomas repentinos;
- Pressão sanguínea alta;
- Altos níveis de açúcar no sangue;
- Fraqueza muscular;
- Fadiga severa.
Como prevenir a “barriga de cortisol”?
Confira algumas atitudes que você pode ter para prevenir e controlar a “barriga de cortisol” de acordo com o Healthline:
Continua depois da publicidade
- Fazer exercício físico regularmente: a prática auxilia a diminuir a barriga por dois motivos, tanto por queimar a gordura que já está no corpo, quanto por promover a liberação de mais endorfina, o que diminui o estresse;
- Falar com psicólogo e nutricionista: esse auxílio multidisciplinar também pode ser muito efetivo tendo em vista que a terapia com psicólogo pode dar meios para controlar o estresse. Ao mesmo tempo, o nutricionista pode ajudar a montar uma dieta mais saudável;
- Dormir mais: ter uma rotina de sono pouco saudável pode causar um aumento nos níveis de cortisol. E, ao longo do tempo, vários outros hormônios podem se desregular e aumentar a fome e o apetite. Por isso, ter uma boa rotina de sono é fundamental.