O caso da morte de quatro jovens em Balneário Camboriú reacendeu o debate sobre uma substância perigosa. Isto pois a hipótese principal é de que os jovens, que estavam em uma BMW, faleceram por intoxicação de monóxido de carbono. Por isso, vamos explicar nesta reportagem o que é o monóxido de carbono e o que acontece no copor quando a intoxicação ocorre.

Continua depois da publicidade

Ao contrário do que se imagina, quadros como esse são mais comuns do que se pensa. Isso porque o gás é altamente tóxico e presente em muitos processos cotidianos em nossa vida. Confira mais informações abaixo e também saiba como previnir esse tipo de intoxicação.

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

O que é o monóxido de carbono?

De acordo com a ficha toxicológica da Companhia Ecológica do Estado de São Paulo (Cetesb), o monóxido de Carbono, que também pode aparecer como óxido de carbono, é um gás sem cheiro e sem cor que é tóxico para o ser humano. Ele também é utilizado na indústra para a produção de ácido acético, plástico, metanol e outros componentes.

Continua depois da publicidade

Ainda segundo a Cetesb, o CO na sua denominação química pode ser produzido por erupções vulcânicas, descargas elétricas, ou na forma onde ele é mais comum e perigoso, na queima incompleta de combustíveis fósseis, sistemas de aquecimento, usinas a carvão e combustão de compostos orgânicos voláteis, como lenha ou carvão por exemplo.

O que acontece no corpo na intoxicação por monóxido de carbono

Pela sua vasta possibilidade de formação, essa intoxicação tem sido cada vez mais vista. Segundo dados do Datasus, apurados pelo jornal O Globo, nos últimos 25 anos, ao menos 756 pessoas morreram por essa intoxicação. Mas por que ela acontece?

Continua depois da publicidade

De acordo com o médico português Gonçalo Nuno Gonçalves Órfão, que estudou o fenômeno para seu mestrado em Medicina na Universidade de Coimbra, o CO tem 220 vezes mais afinidade com as hemoglobinas do sangue que a molécula de oxigênio. Assim, o monóxido bloqueia o transporte de oxigênio pelo corpo, o que de certa forma sufoca o indivíduo.

Justamente por ser sem cor e sem cheiro, muitas vezes a pessoa que está inalando nem percebe, e começa a sentir os sintomas quando o nível já está perigoso.

Sintomas da intoxicação por monóxido de carbono

Os sintomas de um quadro de intoxicação por monóxido de carbono são:

Continua depois da publicidade

  • Dores de cabeça,
  • Enjoo.
  • Ssonolência.

E muitas vezes essas reações do corpo são confundidas com efeito de uma intoxicação alimentar ou do álcool.

Por isso, há o alerta que, muitas vezes, as pessoas não dão atenção aos sintomas e acabam dormindo ali devido à sonolência. Assim, acabam por seguir inalando o monóxido de carbono, algo que pode levar à morte durante o sono.

Como evitar a intoxicação?

  • Nunca ligue o carro em uma garagem fechada;
  • Nunca fique dentro de um carro com o carro ligado
  • Manter a janela de carros ou de locais fechados sempre abertas, mesmo que apenas uma parte, para facilitar a entrada de oxigênio e a saída do monóxido de carbono;
  • Ventilação adequada em caldeiras, lareiras, fogões a lenha e outros mecanismos de combustão interior.

Continua depois da publicidade

Leia também

O que acontece no corpo na gravidez silenciosa

Os sinais de que o cálcio está em falta no seu organismo