Podemos começar relembrando a vitória de Mark Cavendish, de 39 anos. O britânico conquistou o 35º triunfo na carreira, na quinta etapa do Tour de France 2024. Mark estava empatado com o belga Eddy Merckx desde 2021. Após passar por anos turbulentos e até anunciar aposentadoria em 2023, o britânico conseguiu o que tanto almejava, quebrar o recorde da competição mais icônica de ciclismo e se tornou o atleta que mais venceu etapas! 

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Outra história incrível que tivemos na 111ª edição do Tour de France foi a de Biniam Girmay. Ele se tornou o primeiro africano e negro a vencer etapas na competição. E não foi só uma vitória não, foram três. Essa foi a estreia de Biniam no Tour de France e ele é o dono da camisa verde de 2024, que é destinada ao ciclista que lidera a classificação por pontos. É a camisa mais cobiçada pelos sprinters.

Continua depois da publicidade

O dono da camisa branca com bolinhas vermelhas este ano, que é do ciclista com maior pontos nas etapas de montanha, é de Richard Carapaz, que fez história ao ser o primeiro equatoriano a conquistar esta camisa. Richard começou a mostrar sua força e fazer história, em 2019, quando venceu uma etapa do Giro d’Itália. 

Em 2020, foi o primeiro equatoriano a subir no pódio da Volta a Espanha, foi o segundo colocado. E já havia estado na terceira posição no Tour de France de 2021, além de conquistar a medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio na prova de estrada. O equatoriano entrou no grupo seleto dos 20 ciclistas que têm pelo menos um pódio em cada uma das três grandes voltas de ciclismo, sendo o segundo latino-americano.

A história também foi feita com o belga Remco Evenepoel, que, aos 24 anos, conquistou a camisa branca do Tour de France, que significa que ele é o melhor ciclista jovem de 2024. Remco ganhou a sétima etapa da Volta e fechou a competição em terceiro na classificação geral.

O belga começou a carreira esportiva no futebol, foi convocado pela seleção nas categorias de base, mas resolveu mudar de modalidade e, em 2017, começou a representar o país no ciclismo. Inclusive, Remco Evenepoel vai representar a Bélgica no ciclismo de estrada nas Olimpíadas de Paris 2024.

Continua depois da publicidade

Quem não estará nos Jogos é o campeão do Tour de France, Tadej Pogačar. Aos 26 anos o esloveno tirou o gosto amargo da derrota da temporada 2023 e foi superior desde o início da edição 111 da Volta a França.

Se no ano passado ele sofreu com o desgaste físico e não conseguiu superar o maior rival Jonas Vingegaard, Pogačar conquistou pela terceira vez a camisa amarela do Tour de France, sendo o ciclista mais jovem a alcançar este feito. O esloveno venceu seis das 21 etapas de 2024, e se tornou o campeão do Tour de France por ser o primeiro na classificação geral por tempo.

Mas voltando à pergunta do início do texto, o que a edição deste ano pode nos ensinar? Bem, não temos como negar que as histórias dos cinco ciclistas citados são de conquistas de sonhos. Todos eles mostraram com lágrimas o tanto que estas camisas significam, o quão duro e batalhador é alcançá-las, e que todos podem chegar em feitos históricos. Eles mostram que, do que é a vida se não, repleta de sonhos.

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.

Continua depois da publicidade