Quando o Grêmio decidiu vender o zagueiro Réver, escrevi que tratava-se de um negócio perigoso, embora compreendesse as urgências financeiras do clube.

Continua depois da publicidade

Não apenas por conta da perda da principal referência defensiva, mas sobretudo por que era mais uma perda entre outras: Douglas Costa, Maxi López, agora Souza por lesão. Em um grupo carente, sem titulares para algumas posições, cada perda é um drama.

Não sei de onde tiraram que o grupo deste ano é melhor do que o do ano passado. Não concordo. Houve perda evidente de qualidade. Foi dito que era um Grêmio melhor antes de o time entrar em campo. Como saber se os reforços dariam certo ou não antes de vê-los em ação em conjunto?

O empate com o São Luiz é reflexo disso. Qualidade: o Grêmio perdeu qualidade de lá para cá. Para além de questões táticas, é este o ponto.

Imagine: saiu Réver, entrou Maurício. Saiu Douglas Costa, jovem promessa que terminou 2009 em bom nível, entrou Hugo, um jogador mediano de 29 anos. Mesmo a saída de Máxi López foi ruim.

Continua depois da publicidade

O argentino não era craque, claro que não, mas a ideia para 2010 era acrescentar, e não trocar um por outro. A torcida se identificava com ele. O argentino virou ruim depois que foi embora. Antes, era uma grande redescoberta festejada pela direção e ídolo da torcida.

Celso Roth não deu certo, Paulo Autuori decepcionou, a revelação Silas agora é vaiado pela torcida. Se nenhum treinador parece estar certo, seria este o problema?

Silas está se virando: tenta três zagueiros, volta ao 4-4-2, retorna ao trio. Ele está tentando suprir as carências, embora cometa seus erros – um deles é a insistência com Ferdinando, enquanto o garoto Fernando está pronto para entrar no time.

O problema não é Silas. Na lateral-direita, o técnico do Grêmio tem Joílson ou Mário Fernandes. Se escalar Mário Fernandes, deixa a zaga com Rafael Marques e Maurício. Complicado. E na lateral-esquerda? Há Fábio Santos e Lúcio, ninguém mais. O Grêmio precisa buscar qualidade. Talvez melhore com Douglas. Pode ser.

Continua depois da publicidade

Mas esta é a questão principal neste Grêmio vacilante de começo de temporada. Qualidade. Ou a falta de.