Foi na manhã desta segunda-feira, durante a reunião dos secretários de governo da prefeitura de Florianópolis, que o superintendente regional da Casan na Grande Florianópolis, Carlos Alberto Coutinho, soltou a promessa (tão esperada):
Continua depois da publicidade
– O pior já passou – disse.
Referia-se aos graves problemas de falta de água que afetaram o Litoral – principalmente o Norte da Ilha e Balneário Camboriú – durante o feriadão de Natal e Ano Novo, quando centenas de famílias foram obrigadas a conviver com torneiras secas por dias e dias em sequência.
Mas, segundo Coutinho, o caos não vai se repetir. Pelo menos em 2014. A partir de agora, promete ele, o que devem ocorrer serão apenas problemas pontuais, facilmente resolvidos com as equipes de plantão ou com os caminhões-pipa reservados para este fim.
Continua depois da publicidade
Ao longo de toda a temporada de verão, o fornecimento de água costuma ser três vezes maior na Capital para atender a toda a demanda-extra de consumo que aparece. Para dar conta de tudo isso, a Casan promete manter a equipe de plantão dobrada, assim como também irá dobrar também a quantidade de caminhões-pipa oferecidos – dos três usados durante todo o ano, seis irão atuar na temporada. Além disso, outros oito sistemas auxiliares (poços artesianos alternativos) entram em operação no Norte da Ilha para atender o aumento da demanda na região.
De acordo com Coutinho, toda essa alternativa é suficiente para suportar o crescimento da população nos próximos dois meses – incluindo o feriadão de Carnaval.