Márlon Múcio é um padre mineiro que tem 52 anos de idade e uma doença raríssima que só 350 pessoas no mundo inteiro possuem. No Brasil, apenas 15 pessoas possuem o diagnóstico de Deficiência do Transportador de Riboflavina (RTD).
Continua depois da publicidade
O tratamento da RTD para o Padre Márlon faz com que ele tome, todos os dias, cerca de 281 comprimidos. O sacerdote foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital de São José dos Campos, no interior de São Paulo (SP).
O religioso apresenta uma dobra na parede direita da traqueia, o que causa muitas dores. Nas redes sociais, o Padre Márlon Múcio tem mais de 1 milhão de seguidores e já lançou um livro chamado Milagre Vivo, em um filme com o mesmo nome em que conta sua história com a doença.
O que é a Deficiência do Transportador de Riboflavina (RTD)
A Deficiência do Transportador de Riboflavina (RTD) é uma doença genética rara e progressiva que afeta o transporte da riboflavina (vitamina B2) para dentro das células, necessário para o metabolismo celular.
Continua depois da publicidade
Ela está associada a síndromes como a de Brown-Vialetto-Van Laere (BVVL) e a de Fazio-Londe, que causam sintomas neurológicos graves, como paralisia progressiva, surdez neurossensorial, fraqueza muscular, dificuldades respiratórias e outros comprometimentos neurológicos.
O diagnóstico é feito por exame genético que identifica mutações nos genes responsáveis pelo transporte da riboflavina. O tratamento é principalmente de suporte, incluindo suplementação de riboflavina para tentar controlar os sintomas, além de suporte respiratório e nutricional.
A doença é potencialmente fatal e incurável, mas o manejo precoce pode melhorar a qualidade de vida do paciente.
Continua depois da publicidade
Leia também a história dela, que tem 92 anos, coração de 50 e músculos de 20: o caso da velocista que intriga a ciência.
