O Oscar 1995 foi uma das edições mais históricas da premiação máxima do cinema. Isso porque boa parte dos filmes que disputaram foram lançados em 1994, um ano de lançamentos históricos. Porém, o que mais chama atenção deste ano na disputa pelas estatuetas foi o grande sucesso de Forrest Gump que levou diversos prêmios para casa, mesmo enfrentando fortes adversários como “Pulp fiction” de Quentin Tarantino e “Um sonho de Liberdade”.

Continua depois da publicidade

Os maiores vencedores da história do Oscar

Já que essa histórica edição do Oscar completa três décadas em 2025, vamos trazer nesse texto todo impacto que teve, desde os prêmios vencido pelo filme em questão, quais categorias ele disputou, o que explica tal sucesso contra outras obras são qualificadas e qual o impacto na crítica cinematográfica.

Continua depois da publicidade

Do que trata Forrest Gump?

Antes de mais nada, qual é a pena relembrar do que se trata esse filme que hoje já é um clássico. Forrest Gump é interpretado por Tom Hanks, o grande ator daquele período, e é um rapaz que começa no banco de uma praça contando a sua história para estranhos. Porém, sua trajetória tem de tudo e se confunde com a própria história dos Estados Unidos.

Gump tem na sua linha do tempo encontros com John Lennon e Elvis Presley, um período como soldado na Guerra do Vietnã, encontro com o presidente John Kennedy e uma grande empresa de coletas de fruto do mar. Tudo isso sem nunca esquecer e tentar reatar com sua amada Robin Wright.

Dentro dos destaques técnicos do filme está o fato de que se utiliza de efeitos especiais que eram ou última palavra na época para misturar imagens de arquivo com a narrativa do filme com muita naturalidade.

Continua depois da publicidade

Outros cotados para os prêmios

Entretanto, abrir controvérsia do Oscar de 1995 não está só nas vitórias de Forrest Gump, senão também em quem ele venceu. Dentre os concorrentes estavam, por exemplo, Pulp Fiction, a Obra-Prima de Quentin Tarantino e que à primeira vista pode ser apenas um filme violento quais histórias do submundo de Los Angeles.

Mas ao olhar mais atentamente é possível ver uma mistura de referências bem colocadas e diálogos históricos que discutem de maneiras criativas coisas que beiravam o absurdo para o Cinema da época. A crítica ficou em choque com o pouco sucesso no Oscar tecendo duras críticas a academia de cinema.

Outro filme injustiçado foi “Um sonho de Liberdade”, aliás esse teve pouca bilheteria e só foi descoberto depois pelo público através do DVD e da TV a cabo. Tanto que hoje tem a melhor nota nas avaliações de filmes na Internet.

Continua depois da publicidade

O filme conta a história de um rapaz que foi duplamente condenado à morte, mas só ele sabe que não cometeu os crimes nesse período aguardando o seu final ele começa a fazer amizades com os companheiros, ajudar os carcereiros e viver como pode aguardando o que virá.

Categorias e vitórias de Forrest Gump

Segundo o site oficial do Oscar, Forrest Gump disputou 13 categorias no Oscar de 1996. Tendo vencido seis, um pouco menos da metade. A saber, o filme ganhou melhor filme, ator com Tom Hanks, melhor diretor com Robert Zemeckis, melhor roteiro adaptado, melhor montagem e melhores efeitos visuais.

Todos os vencedores do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro da história

Impacto na crítica

A princípio, a crítica feita à Forrest Gump não foi das melhores tal qual foi visto nas colunas especializadas. Muito e a crítica especializada acreditava que um filme de Tarantino deveria ser o vencedor. Além disso, falou-se, por exemplo, que o filme desvie uma narrativa conservadora demais, além de ser crítico apenas pela metade sim aprofundar discussões que inicia.

Continua depois da publicidade

Tom Hanks falou ao jornal The New York Times e aquelas críticas incomodavam. Para ele, o filme não recebe reconhecimento devido por ter mais de um bilhão de dólares de bilheteria, e se tivesse um sucesso menor, seriam tratados como gênios.

Leia também

Além do filme “Ainda Estou Aqui”, conheça outras obras aclamadas de Walter Salles

Todos os vencedores do Oscar de Melhor Canção Original da história