Liderar não é ter um cargo que dê direito a dar ordens. É participar ativamente da construção de um objetivo comum. O conceito atual de liderança foge totalmente daquele que colocava líder de um lado e liderados de outro. O novo gestor é o que está disposto a conduzir os que estão a sua volta com tranquilidade, em vez de tomar decisões de forma unilateral. Ele está mais interessado em ouvir do que falar e considera que toda vitória tem melhor sabor se obtida em conjunto.

Continua depois da publicidade

O líder do futuro não acredita que vencer seja um verbo que se conjugue no singular. E, curiosamente, esse tipo de liderança, que está em plena ascensão, é aquela que move o associativismo desde a origem. Gestão horizontal, perfil hands-on, habilidade para agregar. Essas são características que, sem dúvida, todos que, como eu, tiveram o privilégio de fazer parte de entidades empresariais, aprendem que têm o dever de exercitar no dia a dia.

Costumo dizer que outra grande escola de líderes é a vida plena em família. Na praia, com meus netos, gostamos de fazer grandes castelos de areia, e vem o mar derrubar tudo. Então, você constrói um novo e se esforça para que saia melhor e mais criativo. Resiliência. Serve de treino para gerenciamento de crises, para se desafiar a olhar a situação sob outros ângulos e ensina que, mesmo quando parece impossível, deve-se focar nos objetivos e manter espírito de união.

Em esportes, eu aprendi mais uma faceta importante para um gestor: o equilíbrio entre as vidas pessoal e profissional. Elas devem se completar, nunca concorrer entre si. E você tem a certeza de que está indo bem quando não sabe mais quem influencia quem, porque tudo se conecta com tamanha naturalidade que não dá para imaginar como viveria um de seus papéis sem o outro.

A verdade é que a vida está disposta a formar líderes todos os dias. A questão é que a liderança de fato só nasce em terreno que permita que ela cresça e, principalmente, que a safra do que foi plantado e semeado seja colhida a muitas mãos.

Continua depois da publicidade

*Jonny Zulauf é empresário e advogado de São Bento do Sul

Concorda com o autor? Quer publicar um artigo sobre o tema ou assunto correlato? Participe do Vozes!