Escalar montanhas congeladas, ou acabar ficando preso nelas, são práticas extremamentes perigoas e potencialmente letais. Com muitas histórias do gênero mundo afora, há ainda um caso específico que segue sendo um mistério. O incidente do Passo Dyatlov, da década de 1950 na União Soviética, até hoje gera dúvidas em pesquisadores sobre a sua ocorrência. Continue a leitura para conhecer essa história e a mais recente explicação encontrada para ela.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
O que é o incidente do Passo Dyatlov?
De acordo com a revista National Geographic, um grupo de nove estudantes do Instituto Politécnico de Ural saiu para explorar as Montanhas russas de Ural, consideradas como umas das mais perigosas do mundo, no final do mês de janeiro de 1959. O grupo era liderado por Igor Dyatlov, um engenheiro do Instituto Politécnico que já tinha experiência com o local.
Continua depois da publicidade
Assim, no dia 1º de fevereiro de 1959, eles puxaram acampamento na região chamada até de “Montanha da Morte” na língua nativa local. Nos dias que se seguiram, todos foram encontrados mortos com lesões consideradas “estranhas” para mortos em avalanches: um dos integrantes da expedição estava sem um pedaço da língua, outro estava sem roupas, e um terceiro estava com a caixa torácica aberta e aparente.
Qual a motivação da expedição perigosa?
De acordo com uma detalhada reportagem da BBC do Reino Unido, os estudantes do Instituto Politécnico já haviam feito essa viagem antes e eram esquiadores e montanhistas habilidosos. Por isso, talvez, o grande objetivo fosse fazer uma viagem para esquiar entre amigos.
Teorias da conspiração sobre o Passo Dyatlov
Por mais de 60 anos não houve uma explicação definitiva para a maneira como os corpos foram encontrados. Por isso, muitas teorias da conspiração foram desenvolvidas sobre o tema. De acordo com a revista Vox, elas vão desde um confronto interno entre os integrantes do grupo, passando por efeitos de um experimento militar errado da União Soviética, até a famosa desculpa da intervenção alienígena.
Continua depois da publicidade
Explicação científica do incidente do Passo Dyatlov
Em 2021 todas as teorias da conspiração perderam força após um artigo publicado na Revista Nature ter se dedicado a explicar o fenômeno que levou os jovens à morte.
Segundo o estudo de Johan Gaume, o que aconteceu foi uma avalanche de blocos, na qual apenas um bloco de neve se deslocou e esmagou as vítimas.
Para corroborar sua tese, o pesquisador utilizou do mecanismo de animação do filme Frozen, que ajudou a explicar o fenômeno. Além disso, Gaume consultou estudos de lesões de impacto da indústria automobilística para definir o que o impacto do bloco de neve poderia fazer com o corpo dos montanhistas. Essa é, então, até agora, a explicação mais aceita sobre o caso.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Em quais países do mundo o aborto é legalizado ou permitido?