Foi-se o tempo – ainda bem! – que American Idol reinava absoluto entre as competições de música na TV. Novos formatos surgiram para renovar esse tipo de reality show. Se esses programas têm em comum a tendência de explorar qualquer história dramática da vida dos candidatos, também se diferenciam em outros tantos aspectos. Conheça os três principais e escolha seu preferido.
Continua depois da publicidade
AMERICAN IDOL
O programa quer…
Por trás de uma vida ordinária, descobrir a próxima estrela da música escondida em algum lugar dos Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
…e consegue?
Às vezes, sim. Os vencedores Kelly Clarkson, Carrie Underwood e Phillip Phillips que o digam. Outros caíram no esquecimento. Já alguns candidatos eliminados alcançaram carreiras de sucesso, como Adam Lambert e Jennifer Hudson (que até Oscar ganhou, por Dreamgirls).
Vale a pena por…
Se hoje em dia algo depõe a favor de American Idol é a sua história – foi pioneiro de programas do gênero. E por mais que aparência às vezes seja mais importante do que a voz do concorrente, os participantes não são escondidos atrás de megaproduções ao estilo Lady Gaga.
Mas…
Após 12 temporadas, a fórmula do programa está muito desgastada. É sempre a mesma coisa: candidatos se expondo ao ridículo nas primeiras fases, grande espaço para histórias tristes de superação e queridinhos vencendo no final. Os jurados também não têm ajudado: estavam irritantes as frases de sempre de Randy Jackson, que largou o painel na temporada passada, bem como os exageros de Jennifer Lopez e a briga de egos de Mariah Carey e Nick Minaj.
Continua depois da publicidade
Para acompanhar
A 13ª temporada estreia no canal Sony brasileiro no ano que vem.
Status: o cantor Keith Urban será o único jurado da 12ª temporada a retornar no ano que vem ao painel, que terá de volta Jennifer Lopez. O terceiro jurado será o cantor Harry Connick, Jr. Randy Jackson substituirá Jimmy Iovine como mentor dos candidatos.
The X Factor – Demi Lovato, Paulina Rubio, Kelly Rowland e Simon Cowell (E para D, sentados)
Foto: Divulgação
THE X FACTOR
O programa quer…
Encontrar alguém que tenha o “fator X”, um conjunto de qualidades que, segundo eles, gabarita um artista a virar um astro mundial.
…e consegue?
A versão americana não conseguiu nada até agora (nem agradar ao público). Mas a original, britânica, revelou artistas que viraram sucesso nacional, como o grupo JLS e o cantor Olly Murs. Leona Lewis foi para o topo das paradas mundiais com seu hit Bleeding Love, mas, desde então, anda apagada. Nada, porém, compara-se ao estrondoso sucesso da boyband One Direction, que foi montada por Simon Cowell.
Continua depois da publicidade
Vale a pena por…
O mérito é ter modernizado a fórmula do American Idol, tirando os jurados da posição passiva para envolvê-los no processo de treinar um grupo de candidatos. Não ter limite de idade para participar, aliás, também é um ponto forte (Idol só aceita cantores de até 28 anos).
Mas…
Se na Grã-Bretanha o programa é um sucesso que já dura 10 temporadas, nos Estados Unidos é tido como um grande fracasso. Talvez pela falta de carisma (e talento) de apresentadores e jurados. Nem o temido Simon Cowell salva o painel. O resultado é que ninguém esquentou muito a cadeira até agora.
Como assistir: todas as terças e quartas, às 23h, no Sony.
Status: a terceira temporada termina em 19 de dezembro nos Estados Unidos. Há dúvidas se a Fox renovará o reality para uma quarta temporada, já que a audiência do programa tem despencado.
Continua depois da publicidade
The Voice – Blake Shelton, Christina Aguilera, CeeLo Green e Adam Levine (E para D, sentados)
Foto: Divulgação
THE VOICE (EUA)
O programa quer…
Lançar para o estrelato o candidato com a melhor voz, independentemente de aparência ou idade.
…e consegue?
Lançar o candidato até consegue, mas ninguém até agora, em quatro temporadas finalizadas, conseguiu fazer muito sucesso nas paradas. Talvez esse seja o ponto mais fraco do programa.
Vale a pena por…
Em um mercado em que aparência tem sido a alma do negócio, a ideia de que os jurados fiquem de costas e escolham as melhores vozes agrada muito. E os jurados – artistas talentosos, de sucesso e com muito senso de humor – também são uma atração à parte. A dinâmica entre eles rende momentos hilários, como o “bromance” entre Adam Levine (vocalista do Maroon 5) e Blake Shelton (astro country).
Mas…
Se a espontaneidade dos jurados não funcionar, o programa terá problemas. É o caso da versão brasileira – que o diga Claudia Leitte, que imita as juradas estrangeiras do reality. O programa tupiniquim também falha em criar uma identidade entre os jurados e seus times, o que norteia a versão americana. Ou por acaso você se lembra de que time era o vencedor do primeiro The Voice Brasil?
Continua depois da publicidade
Como assistir: todos os domingos e segundas-feiras, às 23h, no Sony.
Status: a quinta temporada do reality termina em 17 de dezembro nos EUA. Shakira e Usher devem voltar como técnicos no lugar de CeeLo Green e Christina Aguilera para a sexta temporada em 2014.