O cenário cultural promete dar algumas pinceladas na noite joinvilense, nesta quinta-feira, com a festa Destaques Culturais do Ano. O palco será a Liga da Sociedade Joinvilense, onde 20 destaques culturais serão premiados, entre projetos, artistas, cantores, grupos de teatro e músicos. Entre os indicados, destacam-se a cantora joinvilense Ana Paula da Silva, a Cia Dionísios Teatro e o 30º Festival de Dança de Joinville.
Continua depois da publicidade
O passaporte para o evento custa R$ 20, com direito a meia-entrada para estudantes e idosos. A sintonia da noite ficará por conta da banda estreante Back in Black Groove And Melody, com muito soul, rock e blues no repertório, outro destaque da programação.
Foi no final do ano passado que surgiu a ideia de retomar um projeto de homenagear os destaques culturais joinvilenses. Um dos organizadores, o publicitário e produtor cultural Pierre Porto conta que na década de 1990 já havia a homenagem, que era produzida no programa de rádio Rock Alternativo. Ele, que mantém há cinco anos o selo “Cidade Cultural”, decidiu criar o coletivo de mesmo nome, em parceria com o produtor cultural Luciano Cavichiolli e o jornalista Sergio Almeida.
Ambos já bebiam da cena cultural da cidade e abraçaram a o projeto para homenagear os idealizadores de projetos culturais de todos os setores, para iniciar o ano com uma movimentação cultural. O laboratório de pesquisa foi amplo, com análises mensais dos jornais da cidade, blogs de cultura, consulta no Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) e indicações de jornalistas da área cultural joinvilense. A partir das análises, foram destacados 19 nomes que exerceram trabalhos de destaque na região.
No dia 14 de janeiro foi aberta a enquete “voto popular na web”, para eleger um destaque via voto popular. Foram mais de cem indicações recebidas, 13 700 votos e 113 mil visualizações. Aliás, todas as atividades realizadas pelo coletivo são publicadas na página, inclusive notícias sobre os eventos culturais da cidade.
Continua depois da publicidade
– Foi uma surpresa muito positiva – comentou Pierre.
A divulgação dos destaques, publicada na página do Cidade Cultural no Facebook provocou burbúrios negativos entre os internautas, questionando o método de escolha dos homenagenados.
Por isso, Pierre esclarece que a votação foi apenas um dos processos de escolha dos indicados e que possilvemente houve uma falha na comunicação para esclarecer a enquete. De qualquer maneira, o resultado ainda foi positivo, diante de tamanha interação das pessoas.
A estimativa é que 400 pessoas compareçam na premiação desta noite. E o público irá prestigiar um cenário produzido especialmente para o evento, com adequação acústica, mesas e telão. Além dos premiados, todos os indicados serão lembrados durante toda a noite. E para as pessoas que não adquiriram os ingressos antecipados no site www.ticketcenter.com.br, não há motivos para alarde, pois haverá ingressos à venda no local.
Confira a lista dos premiados:
1. Ana Paula Da Silva
Cantora da música brasileira, contabiliza mais de 30 apresentações no exterior, entre América do Sul e Europa.
Continua depois da publicidade
2. Cacos da Mata
Projeto de arte-educação dirigo pelos artistas plásticos Paulo Tajes Lindner e Anda Beatrís Raposo, que reuniu alunos da escola municipal Ada Sant’Anna na produção do painel sobre meio ambiente, exposto na Cúpula dos Povos, na Rio+20
3. Caco de Oliveira
Destaque cultural pelos 30 anos completados em 2012 como poeta e escritor, pela sua trajetória e ação literária na publicação de livros e ao ar livre, nos espaços urbanos da cidade.
4. Cia de Artes Cênicas Atos
Companhia vencedora pelo voto popular na web, com destaque pela realização da Mostra Atos Teatro.
5. Cia Dionisos Teatro
Destaque cultural pelos 15 anos completados em 2012 e pela agenda comemorativa de apresentações, além da edição do seu Livro de Memórias.
6. Confraria do Escritor
Destaque à Biblioteca Pública Municipal pela inciativa de implantar o programa e aos escritores fundadores da Confraria, que no decorrer do ano se transformou também em Confraria das Letras, associação que reúne 100 escritores.
Continua depois da publicidade
7. DVD Seu Brasilino
Destaque ao músico Dentinho e à produção do DVD Seu Brasilino
8. Espaço Cultural Casa Iririú
Destaque cultural pelas inúmeras atividades realizadas durante o ano.
9. Fairans
Banda que lançou seu terceiro CD e foi convidada para interpretar a música tema do 30º Festival de Dança de Joinville.
10. Fevereiro da Silva
Destaque cultural pela produção e circulação em 2012. A Banda Fevereiro da Silva lançou um CD, “Posso ser o autor?”, e um videoclipe, da música “A Espiã”.
11. Jam no Maj
Evento realizado na jardim do Museu de Arte de Joinville, promovendo o encontro de instrumentistas e a popularização do Jazz. Aprovado pelo Simdec, é uma iniciativa da cantora Lily Blumerants.
12. Maj Sounds
Evento que reúne diversas expressões artísitas, criado pelos DJs Roger Thiago e VJ Vigas (Leandro Mendes), com música eletrônica, exposições, intervenções artísticas e malabares.
Continua depois da publicidade
13. Projeto Dança Joinville
A Mostra Dança Joinville é um evento que apresenta os trabalhos dos grupos de Dança integrantes da ANACÃ _ Associação dos Grupos de Dança de Joinville, promotora do encontro. Em 2012, foram três edições, totalmente custeadas pela Associação e seus parceiros.
14. Rádio Joinville Cultural
Emissora educativa Rádio Joinville Cultural FM, que iniciou suas transmissões em no dia 03 de outubro, uma concessão da Fundação Cultural em cooperação com a UFSC e é hoje, a nossa primeira rádio educativa e cultural.
15. Robson Benta
Ator , diretor e coordenador do projeto de inclusão social Arte para Todos, do Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento (Impar) em parceria com o Núcleo de Atendimento Integral ao Paciente Especial (Naipe).
16. Show Dona Chica
Banda de música popular que lançou o primeiro CD, com grande show com reunião de músicos e montagem cênica.
Continua depois da publicidade
17. Somaa
Banda de rock que se destacou pela produção de dois EPs em 2012.
18. 30º Festival de Dança de Joinville
Festival de dança consolidado, considerado o maior festival de dança do mundo pelo Guinness Book, o livro dos recordes.
19. Vanessa Bencz
Jornalista e escritora, autora dos livros “Relato do sol” e “Memórias de uma jornalista distraída”.
20. Vj Vigas
Leandro Mendes, conhecido por VJ Vigas é formado em design, com pós-graduação em cinema e responsável por participações em grandes eventos de música.