“Ninguém nasce grande, só se for filho de baleia ou elefante”, disse o fundador da Mormaii ao começar a contar a história da marca, que nasceu em Garopaba, no Sul de Santa Catarina. Na década de 70, o médico Marco Aurélio Raymundo se mudou para uma pequena vila de pescadores para atender a comunidade no posto de saúde e surfar nas horas vagas. Ele nem imaginava que naquela pequena cidade, criaria uma das mais importantes marcas de roupas esportivas do país.

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O vilarejo, que hoje é Garopaba, não tinha energia elétrica. Mas isso não era problema para o Dr. Morongo (ele ganhou o apelido quando era criança, porque tinha sardas no rosto que pareciam sementes de morango). A diversão do médico estava nos esportes, principalmente no mar.

— Então, a empresa não nasceu grande. Foi consequência do mar ser minha única fonte de lazer. Eu não tinha cinema, teatro, nem água encanada. A luz da minha casa era um lampião. Então, minha única fonte de lazer era o mar. Eu mergulhava, surfava… Aí eu senti a necessidade de me proteger no inverno. Era frio. No Sul, todo mundo só vai às praias no verão, mas eu, aqui, me deparei com a praia o ano inteiro. Então, a prática de atividades na água, no inverno, me exigiam um tipo de proteção — conta Morongo.

Ao sentir essa necessidade, o médico lembrou de um tipo de roupa, feita de neoprene, que havia usado na Argentina, onde trabalhou como mergulhador. Decidiu reproduzir a peça e criou os primeiros wetsuits de surf no país. Logo, apareceram amigos que também queriam ter a experiência de entrar no mar durante o inverno.

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— Eu fazia pra mim e de vez em quando um amigo chegava e eu fazia pra ele. Eu tirava a mesa do café, limpava e ali fazia uma roupa. Levava dois ou três dias pra fazer uma roupa. Cortava, colava, costurava. Era uma mão de obra mais primitiva do que artesanal — relata o fundador da Mormaii.

Morongo relata o momento em que se deu conta de que as suas roupas poderiam virar uma marca:

— Um dia chegou um jovem na minha casa e falou: ‘podes fazer 10 roupas pra botar na loja do meu pai’? […] Me encheu tanto o saco que, no fim, eu fiz. Em um mês ele voltou e disse: ‘vendemos tudo, agora, eu quero que faça 50’. Bom, aí o tico falou pro teco: ‘espera, aqui pode ter um negócio’.

Veja fotos que mostram a história da Mormaii

Mormaii surfa a onda do surf no Brasil

Nos anos 80, a marca surfou a onda de prestígio do surf, que passou a ter um circuito brasileiro profissional bem organizado e revistas especializadas, e cresceu junto com o esporte.

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Depois de conquistar os clientes com as roupas de neoprene, a Mormaii cresceu e passou a fabricar produtos para todo tipo de esporte. Atualmente, a lista de itens vendidos é extensa: tem de roupas e acessórios específicos para diferentes esportes, como bonés, óculos, raquetes e capacetes, trajes de banho e até bicicletas. A marca também é patrocinadora oficial do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) até 2024.

A dica do médico, surfista e fundador da marca que fatura anualmente R$ 500 milhões é seguir três regras básicas para empreender no Brasil:

— Você tem que ter muita coragem para empreender no Brasil, que tem uma insegurança total. Outra coisa muito importante é você ter um propósito Se você não sabe para onde está indo, não vai a lugar nenhum. E por último, é preciso ter resiliência, porque o universo vai te trazer muitos empecilhos. Tudo isso funciona se essas três regrinhas básicas estiverem bem claras.

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