É preciso explorar melhor o potencial naval do litoral catarinense. Todos os anos, a Organização Marítima Internacional (IMO) celebra o Dia Mundial do Mar, criado pelo Conselho de Administração da organização e comemorado pela primeira vez em 1978, durante a Convenção da Organização Marítima Consultiva Intergovernamental. Atualmente, é celebrado na última semana de setembro – no Brasil e em Portugal, foi escolhido o dia 25 de setembro.

Continua depois da publicidade

Mas é apenas uma data de lembrança, destinada a chamar a atenção para a importância da segurança marítima e do ambiente marinho e para enfatizar o trabalho da IMO. Como as atividades marinhas são rotineiras e não há um dia sequer sem elas – grande parte das riquezas do Brasil é transportada por rios e mares -, o objetivo é estabelecer um momento de reflexão sobre a situação atual e desenvolver novas formas de ação.

Desde já, é preciso pensar o Dia Mundial do Mar de 2015 em Florianópolis, com ações comemorativas e afirmativas de nossa tradicional herança marinheira. Fazer o planejamento de uma extensa programação alusiva, dada a importância de repensarmos o desenvolvimento regional de forma integrada e sustentável, atentos aos eixos econômico, social e ambiental, é o mínimo que deveria ocorrer.

Em Açores, origem dos povoadores de parte do nosso litoral, as atividades náuticas se têm afirmado como pilar de desenvolvimento regional, exponenciando a vocação natural daquele arquipélago – como aqui deveria ser feito. Em regra, Açores tem participado de todos os desenvolvimentos de estratégias portuguesas para o mar e em todas as iniciativas que desenvolvem a chamada economia azul.

Na capital catarinense, muita gente que faz a sua vida em terra hoje vê o mar como limitação e não como fonte de recursos. Temos de mudar essa maneira de pensar, afinal – majoritariamente descendentes de açorianos (e de outras etnias ligadas à navegação) -, na alma, não somos uma comunidade de agricultores à beira do mar, e sim de navegadores à beira da terra.

Continua depois da publicidade