O Renault Logan está chegando às concessionárias de cara nova. Com linhas arredondadas, o sedã compacto está mais sofisticado, seguindo a estratégia de design aplicada no Clio no ano passado e finalmente se afastando da figura do patinho feio.

Continua depois da publicidade

Semelhante ao Symbol europeu, o Logan se diferencia pelo friso cromado que interliga os faróis de neblina. O retrovisor também é exclusivo, encorpado e elegante. O novo jogo de luzes dianteiras e traseiras contribuem para deixar o visual mais harmônico.

No interior, o sedã traz o sistema Media Nav 1.2, com tela de sete polegadas integrada ao painel e ar-condicionado automático, disponível apenas na versão mais recheada, a Dynamique. O quadro de instrumentos oferece acesso a dados de consumo médio e instantâneo, autonomia, velocidade média e quilometragem total e parcial. Para auxiliar na economia, o novo Logan conta ainda com um indicador de troca de marcha.

Na multimídia, o motorista tem o aplicativo Eco-Coaching, que dá uma série de dicas para a condução mais econômica.

Apesar do visual completamente reformulado, o Logan manteve a plataforma.

Continua depois da publicidade

Ou seja, além de garantir espaço de sobra internamente e para bagagens – a principal marca do veículo -, o comprimento do carro cresceu para 4,34 metros.

O novo Logan sai de fábrica com motores 1.0 16V – do Clio – e 1.6 8V. Na primeira opção, a potência é de 80 cavalos com etanol. Na segunda, sobe para 106 cavalos com o mesmo tipo de combustível.

Automático ajudaria

Sobre Rodas testou a versão mais encorpada, a Dynamique. Rapidamente, o motorista sente a estabilidade do carro, com reforço de uma barra estabilizadora na dianteira. Entretanto, o modelo pede câmbio automático, o que potencializaria os recursos de economia de combustível defendidos pela marca. Apesar de apresentar boa resposta aos estímulos de velocidade, o peso do veículo, de 1,07 mil quilos, influencia o desempenho em subidas.

Outro detalhe importante nesta nova geração do sedã é o encosto rebatível do banco traseiro, o que aumenta a versatilidade de uso do porta-malas, de 510 litros. Aliás, os assentos trazem nova tecnologia, com espumas mais espessas e finalização livre de costuras na parte superior.

Continua depois da publicidade

Roger Ruffato viajou a convite da Renault

Destaques

– Airbag duplo

– Ar-condicionado comum ou automático

– Freios ABS

– EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem)

– Rodas de 15 polegadas em liga leve

– Abertura interna do porta-malas

– Direção hidráulica

– Rádio CD-player, MP3 com USB e Bluetooth

– Vidros e travas elétricas

– Alarme perimétrico

– Computador de bordo

– Multimídia Nav 1.2

– Sensor de estacionamento

– Faróis de neblina

– Piloto automático

– Limitador de velocidade

– Luzes indicadoras de direção nos retrovisores

– Comando elétrico dos espelhos

– Volante revestido em couro

Preços

Authentique 1.0 R$ 28,99 mil

Expression 1.0 R$ 33,39 mil

Expression 1.6 R$ 39,44 mil

Dynamique 1.6 R$ 42,1 mil