O Renault Logan está chegando às concessionárias de cara nova. Com linhas arredondadas, o sedã compacto está mais sofisticado, seguindo a estratégia de design aplicada no Clio no ano passado e finalmente se afastando da figura do patinho feio.
Continua depois da publicidade
Semelhante ao Symbol europeu, o Logan se diferencia pelo friso cromado que interliga os faróis de neblina. O retrovisor também é exclusivo, encorpado e elegante. O novo jogo de luzes dianteiras e traseiras contribuem para deixar o visual mais harmônico.
No interior, o sedã traz o sistema Media Nav 1.2, com tela de sete polegadas integrada ao painel e ar-condicionado automático, disponível apenas na versão mais recheada, a Dynamique. O quadro de instrumentos oferece acesso a dados de consumo médio e instantâneo, autonomia, velocidade média e quilometragem total e parcial. Para auxiliar na economia, o novo Logan conta ainda com um indicador de troca de marcha.
Na multimídia, o motorista tem o aplicativo Eco-Coaching, que dá uma série de dicas para a condução mais econômica.
Apesar do visual completamente reformulado, o Logan manteve a plataforma.
Continua depois da publicidade
Ou seja, além de garantir espaço de sobra internamente e para bagagens – a principal marca do veículo -, o comprimento do carro cresceu para 4,34 metros.
O novo Logan sai de fábrica com motores 1.0 16V – do Clio – e 1.6 8V. Na primeira opção, a potência é de 80 cavalos com etanol. Na segunda, sobe para 106 cavalos com o mesmo tipo de combustível.
Automático ajudaria
Sobre Rodas testou a versão mais encorpada, a Dynamique. Rapidamente, o motorista sente a estabilidade do carro, com reforço de uma barra estabilizadora na dianteira. Entretanto, o modelo pede câmbio automático, o que potencializaria os recursos de economia de combustível defendidos pela marca. Apesar de apresentar boa resposta aos estímulos de velocidade, o peso do veículo, de 1,07 mil quilos, influencia o desempenho em subidas.
Outro detalhe importante nesta nova geração do sedã é o encosto rebatível do banco traseiro, o que aumenta a versatilidade de uso do porta-malas, de 510 litros. Aliás, os assentos trazem nova tecnologia, com espumas mais espessas e finalização livre de costuras na parte superior.
Continua depois da publicidade
Roger Ruffato viajou a convite da Renault
Destaques
– Airbag duplo
– Ar-condicionado comum ou automático
– Freios ABS
– EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem)
– Rodas de 15 polegadas em liga leve
– Abertura interna do porta-malas
– Direção hidráulica
– Rádio CD-player, MP3 com USB e Bluetooth
– Vidros e travas elétricas
– Alarme perimétrico
– Computador de bordo
– Multimídia Nav 1.2
– Sensor de estacionamento
– Faróis de neblina
– Piloto automático
– Limitador de velocidade
– Luzes indicadoras de direção nos retrovisores
– Comando elétrico dos espelhos
– Volante revestido em couro
Preços
Authentique 1.0 R$ 28,99 mil
Expression 1.0 R$ 33,39 mil
Expression 1.6 R$ 39,44 mil
Dynamique 1.6 R$ 42,1 mil