Confirmadas as atuais tendências de pesquisa, a eleição ao governo de Santa Catarina será decidida pelas chapas do MDB/PSDB e do PSD/DEM. Nesta hipótese, o voto dos eleitores do PT, terceiro colocado, selaria o resultado do segundo turno. Entretanto, pelo rumo dos acontecimentos, nenhuma das alianças que lidera a disputa sinaliza interesse numa aproximação com os petistas na parte final da eleição.

Continua depois da publicidade

Gelson Merísio (PSD) e João Paulo Kleinubing (DEM) já anunciaram que estão com Jair Bolsonaro (PSL) na corrida para a presidência, decisão que antecipadamente fecha as portas para um diálogo com o PT aqui no Estado.

Do outro lado, o MDB e o PSDB se dividem entre o apoio a Henrique Meirelles (MDB), a Geraldo Alckmin (PSDB) e ao próprio Bolsonaro, cogitação que por si só indica a dificuldade para um futuro acordo com os petistas. Tudo isso se confirmando, o PT ficaria de fora da cédula e do palanque da eleição no segundo turno em Santa Catarina.

Centro de Convenções de Blumenau

Continua depois da publicidade

Líder do governo na Câmara de Blumenau, o vereador Alexandre Matias (PSDB) criticou a postura do candidato a governador Gelson Merísio (PSD) a respeito do Centro de Convenções. Merísio disse que o Estado não deve ser o principal investidor do projeto.

Matias afirmou que o equipamento é prioritário para a região e que a sua construção tem o apoio das entidades empresariais. “O governo do Estado precisa ser protagonista neste processo”, contrapôs o vereador, lembrando que o apoio do ex-governador Luiz Henrique da Silveira (MDB) viabilizou a instalação da Vila Germânica.

A iniciativa de Matias reforça a importância dele no novo governo.

Confronto

A proposta de implantação do Detran digital, apresentada pelo candidato a governador Gelson Merísio (PSD), desatou um confronto entre os candidatos a deputado estadual Ana Paula de Souza (PDT), a Paulinha, e Ivan Naatz (PV). Merísio quer investir em tecnologia, garantindo que boa parte dos serviços do Detran seja oferecida via internet.

Paulinha publicou vídeo criticando a decisão e exaltando o trabalho dos despachantes. Naatz contra-atacou, questionando a postura da adversária. No período em que assumiu uma vaga na Assembleia Legislativa, ele apresentou projeto de lei para o licenciamento automático de veículos.

Continua depois da publicidade

Novos promotores

Um total de 14 novos promotores de Justiça substitutos tomou posse no Estado. Parte do grupo atuará em Blumenau, Gaspar, Rio do Sul, Balneário Camboriú e Itajaí.