O que você sabe sobre o Confiança-SE, o Globo-RN, o Aparecidense-GO, o Parnahyba-PI ou o Nacional-AM? Muito pouco ou nada, certo? São equipes pequenas do Brasil e que não estão em nenhuma série nacional, mas podem pintar no caminho do seu time de coração. Essa é uma das coisas mais legais da Copa do Brasil, que terá as primeiras partidas definidas em sorteio hoje, às 14h30min, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Continua depois da publicidade
Saiba quem são os adversários dos catarinenses na Copa do Brasil
Confira mais do Avaí
Outras da Chapecoense
Continua depois da publicidade
Notícias do Criciúma
Mais do Figueirense
As quentes do JEC
Pela primeira vez Santa Catarina terá seis representantes nessa competição nacional. Por causa dos resultados das últimas temporadas, a Federação Catarinense de Futebol (FCF) ultrapassou as federações gaúcha e paranaense e se tornou, segundo o ranking da CBF, a quarta maior do Brasil – atrás apenas das paulista, carioca e mineira. Assim, o Estado teve direito a mais uma vaga no torneio. Além dos cinco grandes de SC, o Inter de Lages, quarto colocado no Catarinense de 2015, está classificado.
Ao todo são 86 clubes na disputa, mais os classificados para a Libertadores – Corinthians, Atlético-MG, Grêmio, São Paulo e Palmeiras, além do Internacional, quinto colocado na Série A -, que entram na Copa do Brasil apenas nas oitavas de final.
Novato na competição, o Inter de Lages pode sonhar em passar para a segunda fase. O Colorado da Serra está no Pote H e irá encarar um dos times do Pote D, que tem entre os clubes os modestos Rio Branco-AC e Nacional-AM. E mesmo se tiver que enfrentar os tradicionais Sampaio Corrêa ou Fortaleza não encontrará equipe imbatível.
Continua depois da publicidade
Avaí, Criciúma e Figueirense têm atenções divididas
Além da Copa do Brasil e do Catarinense, três times do Estado terão outro compromisso neste início de ano. Avaí, Criciúma e Figueirense vão disputar a Copa Sul-Minas-Rio, que começa no dia 27 de janeiro. Com tantos compromissos, o objetivo dos times é chegar pelo menos até a terceira fase. Afinal, os adversários das duas primeiras não devem impor muitas dificuldades.
Único time do Estado a ser campeão da Copa do Brasil, em 1991, o Criciúma não chega às oitavas de final da competição desde 2008, quando foi eliminado pelo Vasco. Essa é a missão do técnico Roberto Cavalo, um especialista quando o assunto é Copa do Brasil, afinal ele era titular do Tigre quando o clube conquistou a competição e garantiu o maior título da história do futebol catarinense. Dos grandes, Chapecoense e Joinville são os que têm menos resultados bons na competição. Com seis times, talvez 2016 seja o ano de
Santa Catarina na Copa do Brasil, afinal essa é a competição das surpresas que já teve como campeões os pequenos Santo André e Paulista.
Continua depois da publicidade
Sorteio dirigido
Os duelos da primeira fase serão definidos em sorteio hoje às 14h30min. São oito potes, cada um com 10 times. A CBF pré-definiu, de acordo com seu ranking, os duelos entre os potes, para facilitar o sorteio. Confira os potes e os possíveis duelos.
>
>
>
>