“ Em janeiro deste ano, um empreendedor (ainda não empresário), tendo idealizado uma plataforma digital fantástica, decidiu conversar comigo sobre sua ideia. Ok, tudo lindo, mas onde estão os números, projeções, core, rentabilidade em seu plano de negócios? Infelizmente, tais dados não existiam.
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Então, apresentei um investidor-anjo, que o jogou contra a parede com todas as dicas, sugestões e necessidade de ser simples, sem ser simplório. Depois de três meses, o resultado: conseguimos um investidor para o sonho dele e a plataforma será lançada até o final do ano.
Na maioria das vezes, um negócio novo nasce de um sonho, do espírito empreendedor e da ousadia de seu fundador. Para que esse sonho se torne uma realidade lucrativa, é necessário prever variáveis de caráter mercadológico, para se tornar competitivo frente a concorrentes e novas tecnologias. E também no âmbito financeiro, preparando-se, por exemplo, para o aumento da taxa de juros para financiamentos, inadimplência de clientes, gestão de riscos, entre outras situações de mercado.
Da mesma forma, é importante que, desde o início da ideia, seja feito um planejamento jurídico e tributário, visando lucro e sustentabilidade da empresa.
Todo empreendedor e/ou empresário tem de ter em mente que hoje, no mundo dos negócios cada vez mais competitivos, não cabe mais a improvisação e o “deixa para depois”.
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Concluindo, é fundamental um plano de negócios na mão e uma excelente ideia na cabeça. “