A vitória dos titulares colorados sobre os reservas gremistas por 2 a 1, no Estádio Centenário, não foi rica em grandes momentos. Mesmo assim, em dez deles, a emoção característica do clássico apareceu. Relembre os principais instantes do Gre-Nal 396.

Continua depois da publicidade

JOGO AO VIVO: relembre os momentos da vitória colorada no clássico

GALERIA: veja imagens do Gre-Nal disputado em Caxias

Continua depois da publicidade

Faixa pede paz nos estádios

Antes da partida iniciar, um apelo conjunto de Inter e Grêmio. Os jogadores das duas equipes se reuniram no centro do campo, atrás de uma faixa com a inscrição “juntos pela paz nos estádios”. Aplaudidos pelos torcedores, voltaram-se para todos os lados das arquibancadas, mostrando a mensagem.

Foto: Lauro Alves

Moledo na trave

Aos seis minutos de jogo, a primeira chance clara do Gre-Nal. Após cruzamento para a área gremista, Dida saiu mal do gol. Moledo tentou aproveitar finalizando de puxeta e acertou o travessão. No rebote, Josimar completou de cabeça, mas a zaga gremista chegou a tempo de afastar para escanteio.

Foto: Lauro Alves

Chance para Welliton

O Inter venceu o jogo e foi superior durante quase todo o clássico, mas o destino da partida poderia ser diferente se Welliton aproveitasse a oportunidade que teve aos 20 minutos do primeiro tempo. O placar ainda estava fechado quando Tony levantou da direita e encontrou o atacante sozinho na área. Ele mergulhou de cabeça, mas perdeu a oportunidade mandando à direita do gol de Muriel.

Forlán abre o placar

Apenas oito minutos depois, o primeiro gol do Gre-Nal. Forlán recebeu a bola de Fred e, dentro da área, movimentou-se para preparar o chute de pé direito. Quando parecia prestes a desferi-lo, um afobado Matheus Biteco o atropelou. Pênalti que o próprio Forlán bateu com força e categoria, no canto direito de Dida, para fazer 1 a 0.

Continua depois da publicidade

Foto: Porthus Junior

O Grêmio muda no intervalo

Vanderlei Luxemburgo havia escalado o Grêmio no 3-5-2, mas abandonou a ideia inicial na volta para o segundo tempo. Atrás no marcador, o treinador gremista promoveu duas modificações no vestiário. Marcelo Moreno, de atuação apagada, foi substituído por Willian José. O esquema foi desmanchado pela outra substituição, que sacou o zagueiro Bressan para a entrada de Bertoglio.

O Inter amplia

Mesmo com as substituições, o Inter seguia melhor em campo. Não demorou muito para que a vantagem no placar refletisse a superioridade. Aos 12 minutos da etapa final, a equipe colorada ampliou o marcador. Forlán cobrou o escanteio da esquerda e Rodrigo Moledo subiu na primeira trave para desviar de cabeça e fazer 2 a 0.

Foto: Lauro Alves

Bertoglio tenta cavar

Colocado na segunda etapa para atuar pela direita, Bertoglio deu belo drible em Juan antes de invadir a área, aos 21 minutos do segundo tempo. Ao ultrapassar a risca, acossado pelo defensor, desabou no gramado, protestando pênalti. Jean Pierre Lima mandou o jogo seguir, enquanto Rodrigo Moledo discutiu com o argentino por ter simulado a infração. A veemência da discussão fez com que D’Alessandro interferisse, pedindo calma a Moledo.

Pênalti e gol do Grêmio

O Grêmio ameaçou reagir a partir dos 22 minutos, quando Josimar empurrou Douglas Grolli na área, cometendo pênalti após cobrança de escanteio que veio da esquerda. Willian José cobrou forte para diminuir a vantagem colorada.

Continua depois da publicidade

Foto: Porthus Junior

D’Ale e Adriano se desentendem

D’Alessandro e Adriano já haviam discutido na primeira etapa, mas o clima entre os dois esquentou de vez aos 28 minutos, após entrada do argentino sobre o volante. A reação ao lance teve trocas de empurrões e xingamentos. Tudo terminou com cartões amarelos aos envolvidos.

Foto: Lauro Alves

Alex Telles e Gabriel se chocam

Aos 44 minutos do segundo tempo, um choque de cabeças entre Gabriel e Alex Telles, após disputa no alto, deixou o lateral-esquerdo caído no gramado. Alex teve afundamento dos ossos da face e teve que ser levado a um hospital de Caxias após a partida. Ele deve ser submetido a cirurgia para corrigir o problema.

Foto: Porthus Junior