A sessão lotada de O Gabinete do Dr. Caligari, nesta terça-feira, no Instituto Goethe, em Porto Alegre, mostrou uma cópia rara do clássico filme de Robert Wiene. A versão apresentada mostra o longa como ele foi concebido, com cartelas originais em alemão (o filme não tem diálogos), caracteres góticos igualmente originais e cenas restauradas e colorizadas à mão, como Wiene as projetou.

Continua depois da publicidade

Uma das atrações mais especiais dessa sessão foi a trilha ao vivo, tocada pelo pianista Marian Lux. É a primeira sessão dessa cópia de O Gabinete do Dr. Caligari a ser apresentada no Brasil. O evento faz parte da programação do 9º Fantaspoa, que se espalha ainda pelas salas de CineBancários, Cine Santander e Cinemateca Paulo Amorim, principalmente.

O restauro feito no longa, explicam os organizadores, foi possível combinando trechos do filme garimpados em diferentes acervos. Na trama, que se passa num pequeno vilarejo da fronteira da Alemanha com a Holanda, um misterioso hipnotizador, Dr. Caligari (Werner Krauss), chega acompanhado do sonâmbulo Cesare (Conrad Veidt), que supostamente está adormecido há 23 anos. À noite, Cesare perambula pela cidade, concretizando as previsões funestas de seu mestre.

O Fantaspoa segue até o dia 19, com sessões ao preço único de R$ 6. Detalhes em no site do festival.

Veja como foi a exibição do clássico O Gabinete do Dr. Caligari com trilha sonora ao vivo:

Continua depois da publicidade