O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou nesta terça-feira que o futuro do planeta está em jogo, ao se dirigir aos negociadores da Conferência das Nações Unidas Contra as Mudanças Climáticas, em Durban, na África do Sul.
Continua depois da publicidade
– Sem exagerar, podemos dizer: o futuro do nosso planeta está em jogo – afirmou o secretário-geral da ONU ao inaugurar o segmento de alto nível das negociações climáticas, que devem terminar na sexta-feira.
Ban Ki-moon fez uma menção espacial à gravidade do momento.
– O mundo e sua população não podem aceitar um ‘não’ como resposta em Durban -dirigindo-se aos negociadores de 194 países que buscam soluções para o aquecimento do planeta.
Continua depois da publicidade
Ban Ki-moon pediu progresso no financiamento dos fundos destinados a ajudar os países em desenvolvimento a enfrentar os impactos das mudanças climáticas. Ele também pediu um compromisso das nações ricas com o Protocolo de Kioto, que as obriga a cortar suas emissões de gases de efeito estufa, nocivos ao clima.
A renovação dos compromissos de Kioto, cuja vigência termina em 2012, é o ponto central da negociação que divide os países. O chefe da ONU convocou os negociadores a “considerar um segundo período de compromissos sob o protocolo de Kioto”.