Com um amplo catálogo de atrativos naturais como cachoeiras, cavernas e belas formações rochosas, Urubici é um dos municípios da serra catarinense mais procurados por turistas. Suas belezas naturais, aliadas ao frio do inverno e à calmaria das pousadas, têm atraindo, ano após ano, pessoas de todo o país. Com essa demanda turística, muitos empreendedores escolhem a cidade para fixarem suas raízes afetivas e negócios.
Continua depois da publicidade
Para se ter ideia desse crescimento, de acordo com a prefeitura, há vinte anos, Urubici contava com 7 empreendimentos no setor de hotelaria. Hoje, de acordo com levantamento realizado pela Cisama, a cidade conta com mais de 400 hotéis e pousadas.
Apesar de o setor turístico ter um crescimento mais visível, é a agricultura que mais impulsiona o desenvolvimento de Urubici. Com uma economia agropecuária diversificada, a cidade tem a maior bacia leiteira da serra, é o segundo maior produtor de mel do estado, segundo o último censo da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (FAASC), e se destaca na produção de ameixa, tomate e hortaliças.

Agora, para oferecer instalações e serviços cada vez mais especializados, tanto para seus habitantes quanto para quem visita a região, a cidade conduz obras e reformas em sua infraestrutura, capacita profissionais e se organiza para crescer de maneira cada vez mais ordenada.
Continua depois da publicidade
> Valorização da Serra Catarinense: Urupema atrai investimentos públicos e privados
Uma das primeiras ações para o crescimento ordenado é a revisão do plano diretor, lei municipal que estabelece as regras de como se dará o desenvolvimento da cidade. Em 2019, tiveram início as consultas públicas e pareceres técnicos da revisão que versam sobre temas como saneamento, loteamento, criação de hotéis e condomínios na área rural, parcelamento do solo, preservação cultural, arborização de parques e outros. Hoje, o plano está em fase de estruturação para audiência pública, mas desse debate já resultam planos que prevêem melhorias na infraestrutura, além de ações de cunho social e cultural.
Destes, os projetos que mais se destacam são: revitalização da avenida Adolfo Konder, construção da Central de Atendimento ao Turista (CAT), recuperação das três praças municipais, coleta seletiva de resíduos sólidos e melhorias nas estradas que ligam o município às outras cidades do estado.
Ruas e praças serão revitalizadas
Ligada à SC-110, a avenida Adolfo Konder é a principal avenida da cidade. Nela, estão concentrados a maioria dos empreendimentos dos setores gastronômicos, hoteleiros e comerciais, além concentrar grande parte das residências do município. Como há muito trânsito de caminhões pesados que entram e saem do município por meio desta avenida, há uma sobrecarga de movimentação de cargas pesadas e de veículos.

O projeto de revitalização da avenida Adolfo Konder, demanda antiga de moradores locais, está em fase de elaboração. Na principal avenida da cidade, há a previsão de que sejam plantados pés de bracatinga, árvore conhecida pela produção de um mel de propriedades anti-inflamatórias, e da criação de uma nova entrada na avenida Antônio Francisco Ghizoni, paralela à Adolfo Konder. O prazo para a finalização e entrega do projeto é até o dia 30 de outubro, seguindo para análise técnica da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur).
Continua depois da publicidade
> Urubici: saiba por que um dia não basta para conhecer a cidade

Além da revitalização das principais avenidas, as três praças da cidade serão recuperadas. As obras iniciam pela Francisco Pereira Souza, que fica em frente à prefeitura, passando pela revitalização da praça da Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, um dos principais pontos turísticos da cidade, terminando na praça Caetano Vieira de Souza.
Nesta, será construída uma rua coberta, destinada à parte cultural e de lazer, onde comerciantes poderão instalar barraquinhas e colocarem seus produtos à venda. O projeto da rua coberta já foi aprovado e deve ser concluído até março de 2022.
Melhorias para o receptivo turístico
Hoje, existem dois projetos relacionados às vias terrestres que conectam Urubici às demais cidades serranas: a pavimentação da Serra do Corvo Branco, capitaneada pelo governo do Estado, e a pavimentação da BR 370, que liga Urubici a cidade de Rio Rufino.
No dia 27 de agosto, o governador Carlos Moisés foi até a cidade de Grão-Pará para autorizar o projeto de pavimentação de um trecho de quase 10 km na Serra do Corvo Branco. O investimento, que conta com mais de R$ 40 milhões, deve ser concluído até março de 2023.
Continua depois da publicidade

Além da pavimentação da Serra do Corvo Branco, há um projeto que visa estabelecer um roteiro turístico na serra catarinense, interligando cidades como Urubici, Rio Rufino, Urupema, Painel, São Joaquim e Bom Jardim. Hoje, a prefeitura mantém relações com o Estado para lançar a licitação pública entre setembro e outubro de 2021.
> 9 pontos turísticos imperdíveis para conhecer na Serra Catarinense
Com a implementação dessas obras, o deslocamento entre as cidades turísticas da serra catarinense deverá ser facilitado. Em Urubici, espera-se que esses investimentos reduzam as filas de veículos conduzidos por quem deseja entrar no município durante o inverno, realocando o tráfego em duas entradas.
E para atender quem visita a cidade com mais qualidade e informação, no cruzamento entre a avenida Adolfo Konder e a rua Ricardo Krugger, será construído o Centro de Apoio ao Turista (CAT) de Urubici. O projeto está em fase de construção, com previsão de entrega para dezembro de 2021.
Melhorias estruturais
O turismo é um setor extremamente importante para a cidade, mas para melhor atender quem visita Urubici, é necessário implementar melhorias em diversos setores, como as obras relacionadas à agropecuária, cultura e desenvolvimento social.
Continua depois da publicidade
Como a cidade produz e vende muitos produtos como verduras, hortaliças, mel e leite, os caminhões que saem do município precisam passar por uma balança rodoviária que faz a pesagem e emissão da nota fiscal, atualmente realizada em outro município. Nesse sentido, foi realizado um cadastro no Ministério da Agricultura para a instalação de uma balança rodoviária no bairro Esquina, com estimativa de conclusão de um ano.

No âmbito social, está sendo realizado o parcelamento do solo – divisão jurídica da terra – para o loteamento de 110 casas populares. Em seguida, serão realizadas obras relacionadas à infraestrutura, água e esgoto, com previsão de conclusão até junho de 2022. Além disso, com investimentos oriundos da Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte), o bairro Águas Brancas deve contar com uma quadra sintética de esportes, ainda em negociação. No âmbito cultural, será realizada a cobertura do CTG (Centro de Tradições Gauchescas), obra que já foi aprovada e deve iniciar a qualquer momento.
> Cinco parques para visitar na Serra Catarinense
Outra questão é o sistema de coleta do lixo, que passará a contar com coleta seletiva para reciclagem. Com apoio da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), foi estabelecido uma parceria entre o Consórcio intermunicipal da Serra Catarinense (Cisama), Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) e prefeitura de Urubici que viabiliza a coleta seletiva dos resíduos sólidos. No momento, o galpão e um caminhão que serão usados para a coleta já estão à disposição do município, que pleiteia um segundo veículo.
Depois que melhorias foram implementadas na qualidade da água na comunidade Rio Vacarianos, o foco agora é nos recursos hídricos do bairro Águas Brancas. Até o momento, foram realizadas análises da qualidade da água e já existem ações e projetos de obras para melhorar a qualidade da água nesta localidade.
Continua depois da publicidade

O que esperar de Urubici no futuro
Após rápida expansão e com diversos projetos estruturais em andamento, a expectativa é que Urubici cresça cada vez mais, de maneira ordenada e que passe a sediar um número cada vez maior de grandes loteamentos, hotéis e resorts. Com a pavimentação da Serra do Corvo Branco e ligação de Urubici aos outros municípios da rota turística da serra catarinense, tudo indica que o receptivo turístico aumente ainda mais.
As melhorias estruturais, como construção do Centro de Atendimento aos Turistas (CAT), reforma de praças e reurbanização de avenidas devem proporcionar aos turistas e às pessoas que moram na cidade a estrutura que faltava. Tudo isso sem perder os objetivos de desenvolvimento sustentável de vista.
Saiba mais sobre a Serra Catarinense no canal do NSC Total.
Leia também
Serra catarinense oferece acomodações para todos os gostos; conheça as possibilidades
Conheça a história de 3 pratos de pinhão e aprenda a fazer em casa