
Estamos fechando mais um ciclo no ecossistema de tecnologia tanto de Florianópolis como do estado. Mas o que podemos esperar para os próximos anos?
Continua depois da publicidade
No final de novembro ocorreu a última edição do Meetup Startup SC deste ano, onde juntamos grandes empresas catarinenses do mercado em uma programação de palestras e painéis sobre o cenário de inovação da região. Ouvimos sobre o atual cenário da cidade a partir da visão de players que colaboram diretamente com o setor ou que chegaram por aqui com esse já constituído.
Um aspecto importante que temos de manter em discussão é a universidade, que é essencial para a qualificação de mão de obra. O ambiente universitário deveria se manter próximo das empresas para que possamos promover a interação de estudantes, professores e funcionários com a sociedade, na perspectiva de fortalecer novas oportunidades de desenvolvimento social, econômico, científico e tecnológico.
Além disso, recursos financeiros para que empresas sejam alavancadas por meio de investimentos é essencial. Fundos de investimento e rede de investidores anjos são mecanismos que ajudam muito os negócios em etapa inicial. O fato de termos programas de incentivo ao empreendedorismo e de capacitação, como o Startup SC, ou de incubação, como o Miditec, da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) em conjunto com o Sebrae/SC, mostra como o ecossistema vêm impactando as startups.
O poder de conexão da rede que temos no estado é outro fator positivo. Poder ter acesso a empreendedores de diferentes experiências, que já passaram pelos mesmos desafios que novas empresas estão enfrentando, e poder trocar ideias e desenvolver novos negócios a partir disso, é o que temos de mais poderoso atualmente. Também, por meio das missões, estar conectado com outros lugares, não só do Brasil, mas de fora, vêm ajudando os negócios a criar benchmarking e referências internacionais.
Continua depois da publicidade
Para o futuro, investimento e visibilidade são as palavras-chave. Precisamos de mecanismos novos e melhores para empreender, e, em cima disso, ter acesso a mais capital. Com o objetivo de vermos investimentos acontecerem exponencialmente, no próximo ano o Startup SC irá criar sua primeira turma do Programa Investidor Anjo Startup SC, contribuindo para uma maior capacitação de investidores e para uma maior visibilidade do ecossistema de Florianópolis e de Santa Catarina.