Há casos raros de jogadores que não se despedem de seus clubes, mas que viram lendas. Um deles é o belga Kevin De Bruyne. Aos 33 anos, o meia anunciou a despedida do time inglês ao final da temporada, quando encerrará o seu contrato após uma década como Citizen.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
Símbolo do maior período de glórias do City, De Bruyne encerra assim um ciclo com 15 títulos conquistados. Entre eles, a Champions League e seis Campeonatos Ingleses (veja a tabela completa abaixo)
– Eu vou ser direto com vocês e deixá-los saber que esses serão meus últimos meses como jogador do Manchester City. Não é fácil escrever isso, mas, como jogadores, sabemos que esse dia chega. O dia está aqui, e vocês merecem ouvir primeiro de mim – anunciou De Bruyne nas redes sociais.
De Bruyne foi contratado pelo City em agosto de 2015, quando o clube inglês pagou cerca de 52 milhões de libras (R$ 286,85 milhões na época) para o Wolfsburg, da Alemanha. Desde então, se tornou um dos expoentes do time, praticamente sempre como titular. Até o momento foram 413 jogos, 106 gols e 167 assistências.
Os títulos de De Bruyne pelo Manchester City
* Premier League: 2017–18, 2018–19, 2020–21, 2021–22, 2022–23 e 2023–24
* Copa da Liga Inglesa: 2015–16, 2017–18, 2018–19, 2019–20 e 2020–21
* Copa da Inglaterra: 2018–19 e 2022–23
* Supercopa da Inglaterra: 2019 e 2024
* Liga dos Campeões da UEFA: 2022–23
A titularidade do belga, no entanto, oscilou nessa temporada, no pior ano recente do City. O jogador sofreu com lesões e caiu de rendimento junto com o time. Em 2024/35, disputou 31 partidas, sendo 19 como titular. Ele contribuiu com quatro gols e sete assistências.
Continua depois da publicidade
De Bruyne ainda não definiu o futuro, mas foi especulado no futebol dos Estados Unidos. Além dele, devem deixar o clube outros atletas de peso na janela de verão. Entre eles estão o alemão lkay Gundogan, o português Bernardo Silva, os ingleses Jack Grealish e John Stones.
Até mesmo o goleiro brasileiro Ederson deve entrar na “barca” do City, mesmo sendo o recordista de assistências da Premier League da posição. Antes incontestável, o arqueiro alternou titularidade com o goleiro alemão Ortega.
A carta de despedida de De Bruyne
“Querida Manchester
Ao ler isto, você provavelmente já sabe para onde isso está indo. Então, vou direto ao ponto e deixar todos cientes de que estes serão meus últimos meses como jogador do Manchester City. Nada disso é fácil de escrever, mas, como jogadores de futebol, todos sabemos que esse dia chega em algum momento. Esse dia chegou—e vocês merecem ouvir isso primeiro de mim. O futebol me trouxe até vocês—e até esta cidade.
Perseguindo meu sonho, sem saber que esse período mudaria minha vida. Esta cidade. Este clube. Estas pessoas… me deram TUDO. Eu não tive outra escolha a não ser retribuir com TUDO! E adivinhem só — nós conquistamos TUDO. Queiramos ou não, chegou a hora de dizer adeus. Suri, Rome, Mason, Michèle e eu somos imensamente gratos por tudo o que este lugar significou para nossa família. “Manchester” estará para sempre nos passaportes dos nossos filhos—e, mais importante ainda, em cada um de nossos corações.
Este lugar sempre será nosso LAR. Não temos palavras para agradecer à cidade, ao clube, à comissão técnica, aos companheiros de equipe, aos amigos e à família por esta jornada de 10 anos. Toda história chega ao fim, mas esta, com certeza, foi o melhor capítulo.Vamos aproveitar juntos estes últimos momentos!
Com muito carinho, Kevin de Bruyne”
Diego Guichard é correspondente do NSC Total em Portugal
