Anitápolis, na Grande Florianópolis, reelegeu uma mulher como prefeita e terá mulheres como maioria na Câmara de Vereadores. A cidade com 3.593 habitantes elegeu cinco vereadoras para as nove vagas disponíveis no Legislativo.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A prefeita eleita é Solange Back (MDB), que venceu o pleito com 1.511 votos, 65 a mais do que seu oponente, Fábio (Podemos), que fez 1.446 votos. Em 2020, ela foi escolhida a primeira prefeita da história da cidade.
— Fico muito feliz de morar numa cidade com nome de mulher e de ser a primeira prefeita em 60 anos de emancipação — comemora Solange, citando o nome da cidade, que faz referência à heroína catarinense Anita Garibaldi.
Vereadoras eleitas
Além de serem maioria na Câmara de Vereadores, as mulheres foram as candidatas mais votadas na eleição. Marcelli Mates (Podemos) fez 247 votos, 8,28% do total. Depois dela, as mais votadas foram Cida da Saúde (MDB), com 219 votos; Nega (Podemos), com 208 votos; Bete (PL), com 201 votos; e Ale da Pipoca (MDB), com 183 votos.
Continua depois da publicidade
A maioria feminina na Câmara ocorre na esteira da renovação da Câmara. Neste ano, quatro atuais vereadores não concorreram, o que abriu espaço para novos nomes. Dessas quatro vagas abertas, três foram preenchidas por mulheres.
— O olhar feminino pega um todo, e não somente uma “linha reta”. Acho que o povo viu em nós, mulheres, uma força, uma garra de buscar, de trazer e trabalhar por todo o nosso município. Isso nos orgulha — avalia Cida da Saúde (MDB), que foi reeleita neste ano.
A eleição delas também foi proporcionada pela ligação que já tinham com a cidade, na avaliação da prefeita Solange (MDB). Cida (MDB) trabalhava como agente de saúde. Nega (Podemos) já havia sido vereadora, entre 2005 e 2020, e Marcelli (Podemos) foi eleita para o segundo mandato. Bete (PL) é casada com o atual vice-prefeito, Rogério Hasse, e Ale da Pipoca (MDB) é esposa do secretário de Obras, Luiz Carlos Wagner.
— Acredito que as mulheres são coração e razão. Têm diferenciais em questão de honestidade, caráter, de saber lidar com as dificuldades com mais calma. Juntas vamos trabalhar pelo municipio — pontua a prefeita eleita.
Continua depois da publicidade
SC tem eleição municipal sem segundo turno pela primeira vez após 24 anos
Conheça as mulheres eleitas em Anitápolis em 2024
Leia também
MDB é desbancado após 20 anos e PSD elege o maior número de prefeitos no país
Resultado das eleições em SC antecipa cenários para 2026
Quem são o prefeito mais novo e o mais velho eleitos em 2024 em SC
Giovana Mondardo é a vereadora mais votada em Criciúma e conquista segundo mandato