Atenção: Wilson Mathias, o volante que o vice de futebol Fernando Carvalho buscou no México e qualificou de “espetacular” estará em campo esta noite contra o Novo Hamburgo, no Estádio do Vale, às 21h45min. É, claro, aparecerá em um time reserva do Inter, mas não deixa de ser estreia solene.

Continua depois da publicidade

Depois de tanta dificuldade em contratá-lo – foram seis meses de negociações -, nada mais justo o Inter comemorar o volante de 26 anos e 1m86cm de altura repatriado do mexicano Morelia. Mathias chegou para ser o substituto de Sandro, quando o volante embarcar para o Tottenham, depois da Libertadores. Por enquanto, disputará vaga com o próprio Sandro e até mesmo com Guiñazu.

Joga nas duas funções – e ainda como terceiro homem. Na pré-temporada, o volante nascido em Limeira (SP) e que após cinco anos no México ainda dá entrevistas em portunhol, destacou-se pela facilidade na saída de bola do setor defensivo para o ataque. Após ser cortado do banco de reservas no Gre-Nal, receberá a primeira chance como titular.

– Sei que a cobrança será grande. Não por ter sido chamado de espetacular, mas porque vim do Exterior – disse Wilson Mathias. – Ser apelidado de “espetacular” é do jogo, mas não me sinto assim.

Para Fernando Carvalho, que definiu Mathias como espetacular, o volante ainda precisa readaptar-se ao futebol brasileiro.

Continua depois da publicidade

– Acho que ele é, sim, um grande jogador. Provou isso já nos primeiros treinos. E espetacular não é necessariamente um medalhão. Agora, por ter ficado muito tempo fora, necessitará readaptar-se. No México, eles atuam com dois volantes na mesma linha. Aqui, como ele veio para fazer a função do Sandro, terá que ficar mais posicionado – ponderou.

Espetacular ou não, Wilson Mathias tentará buscar espaço em um esquema que, segundo a direção do Inter, está próximo da consolidação. Para Carvalho, o sistema 3-4-2-1 – com três zagueiros na primeira linha, dois laterais e dois volantes na segunda, dois articuladores (no futuro, Giuliano e D?Alessandro) na terceira, e um atacante na frente, estará totalmente entrosado para o começo da Libertadores.

– Não estamos jogando em um 3-5-2, como andam dizendo por aí. Neste esquema do Fossati, a solidez defensiva já pode ser notada. Com mais alguns jogos estaremos prontos para a Libertadores – concluiu o dirigente.