Juliano Borges Mendes nasceu em Blumenau em 1975. É o mais velho de dois filhos que tiveram um gaúcho de Carazinho e uma florianopolitana. Naquela época a família morava em frente ao Teatro Carlos Gomes, mas logo se mudou para o Morro da Antena, onde hoje é o Portal da Saxônia. Nas alturas do bairro Ponta Aguda viveu até o início da idade adulta. Depois ele morou também na Vila Nova, Velha e Itoupava Seca. Hoje vive em Balneário Camboriú.

Continua depois da publicidade

::: O que é UM ROSTO POR DIA? :::

Frequentou a creche Pingo de Gente e depois estudou no Colégio Franciscano Santo Antônio. Lembra com saudades da época em que saia de casa para brincar com os amigos sem muita preocupação. Andava de bicicleta e tinha o futebol como grande paixão. Seguiria carreira no esporte se tivesse talento.

É formado em Administração pela Universidade Regional de Blumenau (Furb). Estudava pela manhã e trabalhava na área comercial do escritório de engenharia do pai à tarde. Fez pós-graduação em Administração na Universidade de Harvard, em Boston (EUA), onde viveu um ano e meio. No retorno também trabalhou com o pai por mais cinco anos em um novo negócio.

Siga Pancho no Facebook, Twitter e Instagram​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

Continua depois da publicidade

Em 2002, depois de uma inspiradora visita à maior cervejaria artesanal dos Estados Unidos, Juliano, o irmão e o pai fundaram a Cervejaria Eisenbahn, que foi vendida ao grupo Schincariol seis anos mais tarde. Na sequência abriu o The Basement English Pub, que vai completar nove anos, um restaurante italiano (Io), que não deu certo, e um restaurante japonês (Yuzu), que ainda está em atividade com outro dono.

Em 2011 a família decidiu investir em queijos e começou a estudar o assunto. Pai e irmãos visitaram feiras e queijarias, contrataram consultores, criaram a marca Vermont e em 2013 entraram no negócio com a compra da Laticínios Pomerode, que passou a se chamar Pomerode Alimentos.

ASSISTA A UM TRECHO DA CONVERSA

Desde pequeno gosta de música, incentivado pelo pai, mas só na idade adulta decidiu aprender a tocar bateria. Chegou a formar uma banda que tocava em bares da cidade. Hoje leva como hobby, mas de vez em quando se apresenta com amigos no The Basement. Outra paixão é a fotografia. Mantém no Instagram o perfil @fotografiaderua, onde publica fotos de pessoas nos mais diferentes pontos do planeta.

Juliano tem duas filhas, de oito e 14 anos, do primeiro casamento. Hoje está casado há seis anos com uma prima-irmã e tem uma enteada de 19 anos. Para o futuro diz que ainda tem muitos desafios no novo negócio. Adora trabalhar com comida e produtos que geram prazer e quer fazer a indústria de queijos dar certo.

Continua depois da publicidade