“ Terceiro Estado mais desenvolvido do Brasil, Santa Catarina vem despertando a atenção e interesse de empresas para investimento. Segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Econômico Municipal, SC fica atrás apenas de São Paulo e Paraná. A diversidade geográfica nos permite ir da agricultura ao parque industrial intenso. No Oeste, Meio-Oeste e Extremo-0este, a agroindústria; no Sul, o complexo cerâmico, mineral, químico e de confecções; no Planalto, o complexo madeireiro, papel e celulose; no Vale do Itajaí, o têxtil; ao Norte, o eletrometalmecânico e polo moveleiro; em Florianópolis, Blumenau e Joinville, o tecnológico.
Continua depois da publicidade
A força motriz para que essa diversidade se torne, de fato, um diferencial para a qualidade de vida e desenvolvimento da população vem do espírito empreendedor de pessoas que apostam na independência e no impacto positivo na sociedade. Empreender é a arte do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, entre a razão e a emoção, entre a vontade de fazer acontecer e as barreiras burocráticas.
Com o auxilio das redes sociais, globalização das informações e de associativismo forte, jovens vêm se tornando protagonistas do cenário empreendedor no Estado.
Estudo que traçou o perfil do jovem empreendedor brasileiro apontou que os principais entraves são a burocracia, a falta de capacitação e a dificuldade de acesso ao crédito. Esses itens têm dificultado a gestão e a realização do sonho de abrir o negócio. SC ocupou o topo do ranking nacional da pesquisa com a maior quantidade de questionários respondidos, demonstrando articulação e representatividade.
No cenário associativista jovem catarinense, o Conselho Estadual do Jovem Empreendedor ocupa papel fundamental, assumindo a responsabilidade de atuar nas lacunas identificadas na pesquisa, fornecendo desenvolvimento gerencial e pessoal necessário à formação de lideranças impactantes e transformadoras. Este é nosso Estado, diferenciado por natureza, preparado com esforço, dedicação e ímpeto em fazer sempre o melhor. “
Continua depois da publicidade