Uma empresa de Blumenau e a cantora Luísa Sonza vivem um embate judicial por um processo de uso da marca “Modo Turbo” em uma linha de esmaltes assinada pela artista. Este é o nome da empresa blumenauense e também o título de uma canção dela com Anitta e Pabllo Vittar, lançada em 2020.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
No processo, movido no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), a empresa pediu indenização de R$ 170 mil por danos morais. A Modo Turbo Royalties e Licenças é registrada em Blumenau e alegou, na ação, ser dona da marca Modo Turbo no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e já ter feito negócios antes do lançamento da música.
A cantora, em defesa, alegou que os produtos licenciados foram feitos por uma marca de beleza.
Documentário da Netflix sobre Luísa Sonza mostra vida polêmica da cantora durante gravação de álbum
Continua depois da publicidade
A empresa de beleza chegou a ter que recolher todos os produtos com a marca “Modo Turbo”. Ela alegou que a cantora cedeu o direito de uso do nome da música nos esmaltes. No entanto, músicas caem na lei de direito autoral (9.610/98), enquanto a questão do uso de marca é regida pela lei 9.279/96.
Depois do pedido de indenização, o processo mudou de relator. O desembargador Jorge Tosta, novo relator do caso, alegou, entretanto, que a Modo Turbo Royalties e Licenças não comprovou ter, de fato, o registro do nome de forma oficial, no julgamento realizado na última quinta-feira (11).
O dono da empresa, José Martins Neto, afirma que, apesar do que disse a equipe de Sonza no processo, ela não seria a criadora do termo “Modo Turbo”. Ele afirma que a expressão já era usada pela Mattel, na franquia Max Steel, nos anos 1990.
Agora, tanto a empresa blumenauense quanto a equipe da cantora terão que apresentar mais provas no processo.
Continua depois da publicidade
A reportagem entrou em contato com a equipe de Luísa Sonza, que não respondeu os questionamentos até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto.
Leia mais
Luísa Sonza joga com patota de Blumenau antes de show na cidade: “Neymar fica no chinelo”
Briga de milhões entre Anitta e José Neto muda regras para prefeituras em SC