O orçamento do Figueirense para a temporada 2013 é muito apertado. A diretoria terá que fazer grandes esforços para ter um time competitivo para voltar à Série A. O caminho poderia ser mais fácil se o clube alvinegro tivesse revelações para negociar, ou mesmo jogar pelo time.
Continua depois da publicidade
? Galeria de fotos com imagens da decisão e da festa do título
A expectativa no dia 25 de janeiro de 2008 quando o Furacão foi campeão da Copa São Paulo de futebol júnior, a principal competição da categoria, era que nos próximos anos o futuro do Figueira estivesse garantido. Não foi assim.
Um time campeão nas categorias de base não garante revelações e talentos para a equipe profissional. A transição é um momento delicado e se não for bem feita o investimento em promessas pode ser jogado fora. Dos 25 jogadores do elenco campeão apenas quatro ainda tem contrato com o Figueirense. Desses Jackson foi o único que conseguiu se firmar no time e ter uma sequência de jogos. Maicon Talhetti, a estrela da equipe, sofreu com lesões e empréstimos e com Adilson Batista vai ter uma nova chance.
Willian Matheus, na época zagueiro, conseguiu espaço na equipe que foi rebaixada para a Série B em 2008. A pressão da torcida foi grande e ele deixou o Scarpelli sem deixar saudades. Rodou e na última temporada jogou como lateral-esquerdo no Vasco. Na última semana foi contratado pelo Goiás, vai jogar na primeira divisão.
Continua depois da publicidade
Muitos jogadores estão sem clube, ou ainda buscam espaço em equipes menores. Ainda jovens, quem sabe um dia não retornam para o Orlando Scarpelli.
? Confira abaixo por onde anda a equipe que venceu o Rio Branco por 2 a 0 no dia 25 de janeiro de 2008
Foto: Flávio Neves, BD, 25/01/2008
1 – Atacante, hoje Marcelo joga no Londrina, no interior do Paraná.
2 – O volante Ricardo foi emprestado pelo Figueirense ao Deportivo Águila de El Salvador em 2012 e agora está de volta ao clube.
3 – Júlio César foi o lateral direito da decisão, não é mais jogador profissional e trabalha como conferente em uma empresa de informações digitais.
Continua depois da publicidade
4 – Capitão da equipe campeã, Edson Galvão jogou por times do interior catarinense, hoje está no Angra dos Reis-RJ.
5 – Willian Massari passou por teste do Porto, em Portugal, e hoje está na equipe B do Internacional.
6 – Grande promessa do time campeão, Talhetti foi emprestado para equipes do interior catarinense e começa 2013 nos planos de Adilson Batista.
7 – Luis Carlos era reserva da equipe. Deixou o Figueirense e agora está na segunda divisão de Portugal no Deportivo Cinfães.
Continua depois da publicidade
8 – Rafhael foi emprestado ao Porto, mas voltou ao Furacão. Sem clube, se recupera de uma lesão no Orlando Scarpelli.
9 – Zagueiro, Luiz Eduardo deixou o Scarpelli junto com a Figueirense Participações. Atualmente está sem clube, após passar pelo Angra dos Reis-RJ.
10 – Autor de um dos gols do título, Marquinhos Júnior está na segunda divisão de Portugal no União da Madeira.
11 – Na época da Copa São Paulo Willian Matheus era zagueiro, chegou a atuar no profissional do Figueirense, mas sem sucesso. Hoje é lateral-esquerdo do Goiás.
Continua depois da publicidade
12 – Volante, Roberto atualmente está no Bragantino, onde disputou a Série B em 2012.
13 – Um dos destaques do time campeão, o goleiro Gustavo está no Mirassol, onde vai disputar o Paulistão. Ele foi o goleiro menos vazado da competição.
14 – Jeferson Messias é atacante e passou a competição no banco de reservas, teve uma passagem pelo Botafogo e está sem clube no momento.
15 – Reserva em 2008, Jackson é hoje é o único jogador dessa geração que se firmou no time profissional e foi titular em boa parte da última temporada.
16 – Franklin foi um atacante muito usado pelo técnico Micale, hoje está na Eslovênia no NK Olimpija Ljubljana.
Continua depois da publicidade