Identidade é um conjunto de fatores que representam um ser humano, um objeto, um animal. É uma definição para o design catarinense que o Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) busca encontrar com a união entre estudantes, instituições de ensino e empresas do porte da Hering, Dudalina e Marisol.
Continua depois da publicidade
Durante um ano, os times criativos, formados por diferentes profissionais, fazem uma espécie de MBA do conhecimento e da criatividade. A cada encerramento, uma festa para comemorar e celebrar o design criado aqui. Na noite de sábado no Music Park, em Florianópolis, 21 grupos apresentaram uma coleção cápsula de roupas, acessórios ou diferentes objetos. A inspiração veio de personalidades locais e seu lifestyle. Na lista, os chefs Vitor Gomes e Narbal Corrêa, o empresário Duda Cunha, a blogueira Vicky Schauffert, a mergulhadora Karol Meyer e o velejador Vilfredo Schürmann, entre outros.
– O projeto vem crescendo de uma forma sustentada, no próximo ano aumentaremos de 21 para 30 empresas e a Fiesc começa oficialmente a apoiar o projeto, assim como outras federações pelo Brasil apoiam os eventos de moda. A gente tem que entender que a indústria da moda é muito mais abrangente – defende Cristiano Buerger, presidente do SCMC e um dos criadores da plataforma.
Capsule collection
Continua depois da publicidade
Nas coleções mostradas em instalações nas dependências do Music Park, inúmeras experiências com novos materiais, estamparias, recortes e reciclagem de processos.
– Todo processo cultural leva, no mínimo, 10 anos para colher resultados. Nada vem de graça, sem trabalho, sem estrutura. As empresas estão se adaptando e essa vibração que vem de fora é muito importante, até porque as empresas vão ficando embrutecidas e isso ajuda muito – aponta Giuliano Donini, presidente do Grupo Marisol, participante de todas as edições do projeto.
Gastronomia, arte e moda
Na noite de sábado, além do resultado final do times, da Mostra Duna de artistas plásticos e da gastronomia catarinense reinterpretada, a deliciosa trilha sonora foi determinada pelos DJs Dado Prisco, Renee Mussi, Ricardo Lin e Koze Internacional. Destaque entre os novos nomes, a cantora Maria Luiza, de 17 anos, mostrou suas canções e ainda hits de Amy Winehouse, Adele e Joss Stone.
Continua depois da publicidade
– Acho que a gente não fecha um clico, mas abre uma porta gigante para trazer mais gente para esse processo a partir do momento que resgatamos ex-alunos, artistas plásticos que estão fazendo um trabalho interessante, quando a gente propõe o show de uma cantora de 17 anos, daqui, e os DJs catarinenses que são importantes para a cena de noite, cena essa que é única no Brasil – comenta o diretor criativo Jackson Araújo.
Fotos: Cristiano Santos/Agência RBS
Times e personagens
Altenburg + Udesc
Sebastian Ribeiro, kitesurfista
Audaces + Udesc
Diogo Guerreiro e Flávio Jardim, velejadores
Brix Jeans + Univali
Raphael Langowiski, artista plástico
Círculo + Univali
Vicky Schauffert Rossmark Schramm, blogueira
Dalila + Senai Blumenau
Emily Betiol, DJ e designer
Daniela Tombini + Senai Criciúma
Karol Meyer, mergulhadora
Digra + Assevim
Maurício Grando, owner da Villagio Grando
Dudalina + Uniasselvi Indaial
Lorena Krueger, owner da Estaleiros Kalmar
Fakini + Univali
Teco Padaratz, surfista
Hering + Senai Blumenau
Alysson Müller, chef do Rosso Cozinha Regional
HI Etiquetas + Univali
Vitor Gomes, chef do Ponto G
Hoepcke Bordados + Udesc
Caio Cezar, fotógrafo
Karsten + Assevim
Vilfredo Schürmann, velejador
Kyly + Senai Joinville
Guga Kuerten, tenista
Lancaster + Suh Pabst
Todos os personagens
Marisol + Senai Jaraguá do Sul
Michele Noboa, contorcionista
Modus.org + Univali Ilha
Juliano Mendes, empresário
Oceano + Senai Blumenau
Gazu, músico
Printbag + Udesc
Jonatha Junge, cicloturista
Tecnoblu + Udesc
Narbal Corrêa, chef e mergulhador
Von der Völke + Udesc
Duda Cunha, empresário