A arte de Darci Pereira deixa a maioria das pessoas com os sentimentos divididos: de um lado, o encantamento pela beleza das obras; de outro, a tristeza em saber que elas serão destruídas. Ou melhor, consumidas. O morador de Palhoça, na Grande Florianópolis, faz esculturas em frutas e legumes.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Itajaí e região direto no Whatsapp

Nesta quinta-feira (22), o homem de 66 anos estava em um dos estandes da Exposuper 2023, feira promovida pela Associação Catarinense de Supermercados em Balneário Camboriú que expõe produtos, serviços e equipamentos para o setor. Durante uma entrevista ao vivo ao Jornal do Almoço, na NSC TV, começou a transformar uma melancia em bromélia.

Com a agilidade de quem pratica o mesmo desde os 18 anos, Darci faz parecer que o trabalho é fácil. Por trás, porém, exige algo que nem todos têm: talento. A aptidão foi percebida pelos chefes do idoso quando ele ainda era um jovem aprendiz na rede hoteleira.

Darci diz que esculpir rostos é o mais demorado, levando quase três horas. (Foto: Arquivo Pessoal)
“Polvo” em mesa de jantar (Foto: Arquivo Pessoal)

Era auxiliar na cozinha de um hotel da capital quando “brincava” de esculpir passarinhos e outros animais nas frutas, que acabavam expostas na mesa de café da manhã dos hóspedes. Assim, foi ganhando espaço com o visível diferencial que tinha. Tornou-se maitre, profissão que desempenhou por muitos anos em alguns hotéis de Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Em paralelo, deu aulas para que outros trabalhadores pudessem aprender a técnica dele. Agora aposentado, vez ou outra viaja para fazer esculturas em eventos como jantares, festas e inaugurações de supermercados.

— Eu faço em argila, madeira, mas nas frutas e legumes é melhor… É mais macio — brinca.

Esculturas feitas por Darci (Foto: Arquivo Pessoal)

Darci quer diminuir o ritmo e deve parar com os eventos em breve, mas não nega o desejo de voltar para as salas de aula. Gosta da ideia de que mais pessoas aprendam a “ornamentar e levar mais glamour” às mesas, como diz. Para ele, as esculturas conciliam sabor e arte.

Escultura em abóbora feita pelo aposentado (Foto: Arquivo Pessoal)

Leia mais

Nova vacina contra dengue chega ao Brasil na próxima semana